Foi num edifício na charmosa rua Bela Cintra, em São Paulo, que o evino – site brasileiro que comercializa vinhos – montou sua primeira sede. A inauguração de um espaço na capital paulista era um sonho antigo de Marcos Leal, Ari Gorenstein e Olivier Raussin, fundadores da empresa, até que o escritório Arealis foi convidado a participar da realização desse projeto, assinando a reforma do espaço de 764 m².
Antes de ser ocupado pela empresa evino, o espaço corporativo abrigava uma empresa de marketing, que deixou a sala totalmente livre, sem piso ou forro. Os fundadores compartilham as mesas com os colaboradores, então não tem espaço privilegiado. A empresa é uma hierarquia horizontal Enrico Benedetti “Como o budget era limitado, decidimos aproveitar o piso aparente de cimento queimado – tratado com resina – e o forro em concreto, também aparente”, conta um dos autores do projeto, o arquiteto Enrico Benedetti.
Os materiais de baixo custo guiaram o funcionamento e a qualidade do trabalho. Todos os dutos dos aparelhos de ar-condicionado e instalações elétricas foram deixados à mostra, compondo com elementos circulares, coloridos e de tamanhos diferenciados, que suspensos aleatoriamente ao longo de todo o espaço criaram uma continuidade cromática.
Além disso, esses círculos são executados em gesso e a parte escondida entre o teto e a intervenção tem um material de absorção acústica, tornando esses pontos os principais elementos acústicos do escritório.
O evino é uma empresa e-commerce que tem cerca de 80% do trabalho voltado para a internet. Contudo, o serviço de atendimento ao cliente precisava de um departamento restrito por conta do uso do telefone.
Os ambientes de trabalho são espaços comuns a todos, inclusive para a diretoria. “Os fundadores compartilham as mesas com os colaboradores, então não tem espaço privilegiado. A empresa é uma hierarquia horizontal”, menciona o arquiteto.
Uma exigência importante foi o espaço de confluência, voltado para a criação. Trata-se de um local onde os funcionários se encontram, pensam e descansam. O foco era criar um layout jovem e descontraído, onde eles pudessem ficar à vontade em qualquer ambiente.
O escritório também conta com salas de reuniões de vários tamanhos, além de uma sala especial para a degustação de vinho.
É surpreendente como esse tipo de ambiente muda a forma de se trabalhar Enrico BenedettiA circulação por todo o escritório é livre e sem nenhuma divisória.
No final do dia o escritório se torna um amplo espaço de descontração e interação entre os funcionários. A dinâmica livre e adaptável faz com que todos se sintam em casa. “É surpreendente como esse tipo de ambiente muda a forma de se trabalhar”, comenta Benedetti.
O projeto de iluminação também resultou da parceria do escritório de arquitetura com os fundadores da evino. O espaço tem uma luminotécnica específica para as mesas de trabalho, com iluminação com LED linear, e outra mais decorativa, no espaço de confluência.
Além disso, o projeto conta com bastante luz natural. “Todo o prédio tem janelas contínuas, e isso é muito bom para os espaços corporativos. As mesas ficam ao longo dessas janelas e recebem iluminação natural, além de contarem com uma vista interessante do entorno”, conclui o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados