Logo Construmarket

Residência Santa Rita

Residência Santa Rita
Estruturada de maneira simples com aço, concreto e madeira, casa integra espaços amplos priorizando o convívio com a paisagem. Imagens: Divulgação Mônica Aprilanti Arquitetura
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita
Residência Santa Rita

Ampla e integrada

Texto: Marina Cabral

A aconchegante residência Santa Rita foi construída com base em um projeto que tem como diferenciais a composição espacial da área de convívio, a integração dada através de amplos espaços e a mescla de rusticidade e modernidade. “A combinação do pé-direito duplo com as tesouras de madeira e mezanino metálico confere ao projeto uma característica inovadora. Já o bom gosto dos proprietários na decoração, que une mobiliário, objetos de arte e artesanato, agrega à arquitetura um colorido especial em uma interação de grande sinergia”, destaca a arquiteta responsável pelo projeto Mônica Aprilanti.

Implantada em um loteamento de arborização generosa, a casa vive em harmonia com o verde da paisagem. “Atendemos a exigência dos proprietários de integrar as áreas internas de estar, refeições e cozinha com as áreas externas – compostas pela varanda, solário, piscina e jardins. Tais ambientes deveriam ser amplos e agradáveis, possibilitando a reunião de familiares e amigos aos finais de semana”.

De acordo com Mônica, para atender essa premissa, as áreas se integram através de um único volume, que também dá espaço no segundo pavimento – adentrado através de uma escada de madeira e aço – a um mezanino com escritório/ateliê.

Madeira em evidência

Mônica explica que optar pela estrutura aparente em madeira Garapeira aparelhada no volume principal foi fundamental para garantir ao ambiente as qualidades almejadas em termos de conforto, aconchego e beleza. “Instalamos quatro tesouras espaçadas de 3,75 metros. Elas vencem o vão de 9 metros entre apoios e asseguram beirais generosos de 1,50 metros. Todo o ambiente recebeu forro em madeira Cedrinho e iluminação direcionada à estrutura", conclui.

Estrutura e materiais

A casa é formada por uma estrutura mista de concreto, aço e madeira. “Adotamos a madeira na cobertura, ora sobre as lajes, ora aparente na forma de tesouras e pergolados”, destaca. O concreto aparece nas fundações e superestrutura – aparente nas vigas e pilares. “Para compor a fachada noroeste, utilizamos tijolos cerâmicos”.

A arquiteta ressalta também o uso do aço para estruturar a escada, o mezanino e as vigas de sustentação dos vidros que compõem as aberturas das fachadas. “Essas aberturas orientadas a sudeste garantem a conexão visual desta área com os jardins, permitindo uma boa qualidade de iluminação e ventilação natural”, explica.

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2010
  • Conclusão da obra: 2011
  • Área do terreno: 3.258 m²
  • Área construída: 506 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados