Logo Construmarket
Banner

Casa Apuã

Casa Apuã
Projetada pelo escritório Aoki Arquitetura em parceria com uma construtora, a Casa Apuã fica em São José dos Campos e está localizada em um dos pontos mais altos do condomínio. Imagens: Fábio Machado
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã
Casa Apuã

Oásis no Vale

Texto: Naíza Ximenes

Fruto da parceria entre o escritório Aoki Arquitetura e um cliente que constrói casas de alto padrão para o mercado imobiliário, a Casa Apuã tinha como premissa a estética sofisticada, os visuais deslumbrantes no entorno e uma integração generosa com a natureza. O terreno está localizado em São José dos Campos, interior de São Paulo, em um dos pontos mais altos de um condomínio residencial.

O lote escolhido pelos arquitetos tinha uma característica que representava tanto um benefício, quanto um desafio: o aclive acentuado. Por um lado, a topografia proporcionaria todo o visual que eles queriam, com vistas desimpedidas. Por outro, exigiria uma abordagem cuidadosa.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

A solução foi criar um grande platô, elevando a casa seis metros acima do nível da rua, maximizando as vistas panorâmicas e preservando generosas áreas verdes.

O resultado foi um projeto não-convencional. Com acessos distintos para veículos e pedestres, a morada ganhou um projeto que prioriza a integração dos espaços sociais, com amplas áreas envidraçadas que se abrem para os jardins e piscina, criando uma sensação de continuidade entre interior e exterior.

O conceito volumétrico da casa é muito legal. Nós queríamos que todos os quartos compartilhassem das vistas privilegiadas, então, ao invés de deixarmos o andar de cima a 90º, como de costume, nós o inclinamos a 28º. Assim, ao invés de termos só os 22 metros de frente, acabamos conseguindo 30 metrosLuis Missao, arquiteto do escritório Aoki Arquitetura. 

Ao entrar, o visitante é convidado a explorar um jardim sinuoso que se eleva suavemente, proporcionando uma experiência gradual e imersiva.

Arquitetura e materialidade

A arquitetura da casa é marcada pela simplicidade e elegância. Materiais como alumínio, vidro, estrutura metálica e concreto aparente foram escolhidos para criar uma atmosfera leve, sofisticada e contemporânea. O uso do vidro em abundância permite a entrada de bastante luz natural, além de maximizar as vistas, enquanto os brises e painéis oferecem proteção solar e privacidade quando necessário.

“No térreo, nós dividimos a casa em duas porções: a primeira, na parte da frente, tem um balanço de quatro metros, quase todo envidraçado. Lá, ficam sala de estar, sala de jantar e cozinha, junto a um hall na área das escadas. Atrás, no segundo bloco, temos a sala de TV, lavanderia e o escritório que serve também como uma suíte de hóspedes”, explica Missao.

foto da fachada da casa Apuã, que tem o pavimento superiorrotacionado em 28 graus. No pavimento inferior está a área de lazer e o jardim À esquerda <span height=  

O projeto se destaca por sua volumetria única, que garantiu uma área livre para a construção ainda maior

O pavimento térreo também abriga toda a área de lazer da casa, que atua quase como uma grande varanda gourmet. Isso porque o espaço ao ar livre contorna toda a construção, e os ambientes internos e externos podem ser totalmente integrados quando os panos de vidro estão inteiramente abertos.

O ambiente tem piscina com deck de madeira e uma área de descanso com poltronas sobre o deck em uma extremidade, complementadas pela área da churrasqueira e pomar, na outra.

“Nós construímos a piscina com borda infinita justamente porque, como estamos bem acima do nível da rua, fica impossível de visualizar o que acontece dentro da casa. Apesar de não ter muros, justamente por conta dessa altura e da vegetação, a vista fica impedida para quem está na rua e desimpedida para quem está na casa”, complementa o arquiteto.

Missao também conta que a preocupação com a ventilação e a iluminação natural esteve presente em todo o projeto. Estratégias como ventilação cruzada e vidros de contenção solar garantem conforto térmico e reduzem a dependência de ar-condicionado, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da residência.

Quando questionado sobre o que ele mais gosta nesse projeto, Missao conta: “São duas coisas que me agradam: primeiro, a abertura do cliente, que é de mercado e conseguiu entender que dá para fazer boa arquitetura, mesmo que voltada para o mercado imobiliário de alto padrão. E o segundo foi o desafio de colocar um projeto tão grande em um terreno relativamente pequeno, e, ainda assim, conseguir ganhar muita área verde”, conclui.

Confira outros projetos de Aoki Arquitetura:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2020
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área do terreno: 870 m²
  • Área construída: 830 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados