Logo Construmarket
Banner

Residência Trancoso

Residência Trancoso
Construída em um lote em desnível, a Residência Trancoso mostra total respeito à vegetação local, sem fazer cortes ou aterros. O projeto é do arquiteto André Luque. Imagens: Matheus Passos
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso
Residência Trancoso

Implantação delicada no terreno

Texto: Gabrielle Victoriano

O projeto arquitetônico da Residência Trancoso, localizada no povoado de mesmo nome, na Bahia, tem a seu favor uma exuberante área de Mata Atlântica, que cerca a construção, e uma atraente faixa de praia litorânea. Construída pelo escritório André Luque Arquitetura para ser comercializada, a casa carrega todo o magnetismo da região e transmite isso aos visitantes.

Moldamos o projeto na área de forma amigável, sem fazer cortes ou aterros, com a remoção de apenas quatro árvores de pequeno porte André Luque

Com 800 metros quadrados de área construída, a Residência Trancoso está situada em um condomínio fechado, no alto das famosas falésias. O terreno é bastante generoso – 1.600 metros quadrados – e irregular, ,mas sua topografia natural foi respeitada, assim como a vegetação local. “Moldamos o projeto na área de forma amigável, sem fazer cortes ou aterros, com a remoção de apenas quatro árvores de pequeno porte”, conta André Luque, autor do projeto e titular do escritório.

Programa em bloco

Estruturada em dois pavilhões, a Residência Trancoso tem as áreas íntima e social bem definidas. A social é formada por living, sala de jantar, cozinha, despensa e lavabo. Todos os ambientes são interligados e arrematados por um extenso deck de madeira. “A estrutura de madeira traz belos visuais da natureza para o interior da residência. Já a piscina com borda infinita tem infraestrutura de lazer complementada por uma sauna com vista para a mata nativa e ainda oferece o luxo de ter sido implantada no mesmo nível da copa das árvores”, comenta Luque.

A cobertura da área social abriga, ainda, um terraço jardim, um espaço verde gramado e cercado por um grande banco de madeira. Ao acessar o local por uma escada lateral, moradores, familiares e amigos vivem um momento único de contemplação da natureza. “Deste ponto é possível ver a copa das árvores, e ao fundo, o belo mar azul”, confidencia o arquiteto.

Sob este pavimento encontra-se a área de serviços da Residência Trancoso: lavanderia, depósito, banheiro de funcionários e casa de máquinas. O pavilhão é erguido por pilotis ocupados por um lounge com redário ao lado de uma suíte de hóspedes.

Muxarabi define design

Os pavilhões preservam a privacidade dos moradores através de painéis inteiriços de muxarabi Foto: Matheus Passos

A suíte máster ocupa um bloco inteiro e oferece total privacidade. Com closet, sala de banho com duas pias, banheira, dois chuveiros e bancada para maquiagem, esta ala da casa volta-se para o jardim e para a mata preservada. Seu acesso é independente e ainda conta com a proteção de pergolado de madeira e vidro.

Localizado pouco abaixo do redário, o segundo pavilhão da Residência Trancoso distribui as quatro suítes de hóspedes. Nesta construção, a exemplo das outras, o muxarabi geométrico que faz alusão às famosas rendas baianas se repete. Esta parede vazada artisticamente oferece privacidade aos moradores e ainda permite a entrada de luz e ventilação natural. “Ao evidenciar a técnica nas diversas partes da casa, mantivemos a identidade do conjunto e reproduzimos os mesmos benefícios da fachada", esclarece.

É uma maneira rápida e sustentável de construção André Luque

A entrada para as suítes é feita por uma varanda coberta por um amplo beiral, de onde pode-se admirar a vista para o jardim e para a mata. O teto deste pavilhão guarda um terraço gourmet com área de refeições e lounges integrados à varanda, piscina e área social principal.

Materiais sustentáveis

Toda a estrutura da Residência Trancoso é de madeira proveniente de reflorestamento. Conhecido como MLC – Madeira Laminada Colada – o material nada mais é do que lâminas de eucalipto de reflorestamento unidas com uma cola específica que dá forma aos pilares e vigas. “É uma maneira rápida e sustentável de construção. A madeira é eucalipto de reflorestamento – Lyptus aracruz – uma espécie diferente da utilizada para celulose”, conta André Luque.

O arquiteto revela que todo o cálculo estrutural, a fabricação e montagem da estrutura em MLC foram realizadas pela construtora responsável. Outros exemplos de sustentabilidade observados na morada são a cobertura com teto jardim, o sistema de tratamento de esgoto e o reaproveitamento de águas pluviais.

Escritório

  • Local: BA, Brasil
  • Início do projeto: 2014
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 1.700 m²
  • Área construída: 450 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados