A Residência AD está situada em um terreno declive num condomínio em Nova lima (MG), região montanhosa. O programa da morada está todo organizado em apenas um pavimento principal – o térreo. Por Anastasia Arquitetos.
Para conferir fluidez espacial, os arquitetos concentraram as áreas intimas, sociais e de serviços, salas de máquinas e academia de ginástica em um único volume. Em sua distribuição, a área intima se estende ao longo da fachada lateral esquerda com os quartos voltados para o norte, uma vez que é necessária uma insolação constante nos mesmos íntima da área social, que está voltada à orientação leste. O jardim interno separa a área íntima da área social, que está voltada para os fundos do terreno.
Devido a extensão do comprimento, a sala é abraçada pelo jardim interno e por aberturas superiores, o que garante iluminação abundante, voltada para o oeste, não possui aberturas, apenas a porta principal. Assim, foi possível privacidade em relação à rua e uma boa proteção ao sol oeste. A área de serviços se estende ao longo da fachada lateral direita, com a garagem com área de serviço, que por sua vez com circulações generosas e sem obstáculos.
O projeto procurou interferir da menor forma possível no terreno natural, evitando assim contenções e muros de arrimo. Foram instalados em sua cobertura placas fotovoltaicas e solares, além de contar com um sistema de reaproveitamento da água pluvial, que contam com grandes caixas d´água para acúmulo de água da chuva.
Além disso, foram criadas grandes aberturas para proporcionar iluminação e ventilação naturais, minimizando o uso de climatização artificial.
Os arquitetos priorizaram o uso da madeira que confere modernidade e aconchego. Ademais, os artesanatos podem ser encontrados em todos os ambientes da casa.
O mobiliário dos quartos foi desenhado visando a flexibilidade de usos, privilegiando o design nacional com materiais e revestimentos práticos e muita cor para quebrar a monotonia dos ambientes.
Escritório
Termos mais buscados