Projetado pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos, o edifício Faria Lima Square Offices está localizado no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Segundo a arquiteta Grazzieli Gomes, a grande vantagem da localização está no fato de a área ter sido recém-revitalizada e ser muito irrigada por transporte público. "Além de possuir uma ampla praça urbana bem a sua frente, que proporciona uma vista curiosa da cidade”, comenta.
Ela conta que, como a revitalização da área não havia saído do papel à época da construção do prédio, optar pela região foi uma aposta que deu certo. O Faria Lima Square Offices é um edifício de tipologia corporativa que possui 12 pavimentos com aproximadamente 660 m² de área, todos com vista panorâmica para a cidade.
Embora o terreno seja estreito, com uma pequena frente voltada para a rua, sua lateral é bem ampla e tem vista para o Largo da Batata. Devido à grande visibilidade da fachada lateral, o escritório procurou considerar todas as fachadas como se fossem frontais.
“O exterior do Faria Lima Square Offices foi feito em vidro, e os elementos maciços, em massa projetada, por questões de custo. O acabamento da área externa recebeu cor branca e o da parte interna, marrom”, explica a arquiteta.
O projeto é caracterizado por seu design funcional, prático e de baixo custo. Os arquitetos procuraram usar linhas simples com marcações horizontais através dos terraços, que funcionam como um elemento de sombreamento da fachada, além de um pórtico no entorno de todo o prédio, trazendo sintonia entre embasamento e coroamento.
“Com a intenção de marcar a esquina do lote urbano, criamos uma saliência também na quina do edifício, destacando a entrada principal”, relata Gomes.
O Faria Lima Square Offices possui um núcleo lateral e estrutura periférica, o que permite a criação de pavimentos corporativos sem interferências. “O projeto de interiores seguiu os mesmos conceitos do edifício, linhas simples explorando cores neutras, concreto aparente nos pilares, forro preto e tons de marrom e cobre”, conclui.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados