A Yahoo – empresa que oferece serviços de Internet – tem passado por um processo de transformações internas. Como parte disso, os representantes da companhia resolveram mudar também o local onde a sede de São Paulo estava implantada desde 1999. Assim, o novo escritório encontra-se agora em um edifício da Avenida Brigadeiro Faria Lima, onde ocupa um único andar. Nos 1,8 mil m² de laje, o projeto de interiores, assinado pelo escritório DM/AM Arquitetura, é composto por diferentes espaços e nichos decorados com elementos circulares tanto nas paredes quanto no teto.
Segundo a arquiteta Bruna Cicarelli, a antiga sede da Yahoo, no bairro da Vila Olímpia, estava distribuída em mais de dois andares, o que, de certo modo, comprometia o funcionamento da empresa. A ideia para o novo espaço, portanto, era unificar as especialidades em apenas um pavimento com o objetivo de intensificar as operações e integrar os usuários.
“A implantação, além de resolver espacialmente as áreas de trabalho e as exigências técnicas, privilegiou a recepção bem como as áreas comuns”, afirma.
Por toda a planta da nova sede da Yahoo espalham-se amplas salas de reunião, nichos destinados a encontros informais e, ainda, pequenas salas para reuniões confidenciais. Principalmente na recepção, esse jogo de volumes é disposto em diversos ângulos, proporcionando uma pluralidade de ambientes. Ali, se destaca o balcão de inox exibindo um formato orgânico, enquanto, logo atrás, a divisória em laca ganha recortes circulares e coloridos com a cor roxa – em referência ao logotipo utilizado pela marca. Esse mesmo “mural” aparece em um dos corredores da sede, no entanto, com um material translúcido branco preenchendo os círculos.
Segundo Bruna Cicarelli, o colorido abriu espaço para elementos neutros, como o branco no piso e o cinza dos carpetes, que, juntos, compõem um ambiente tão refinado quanto descontraído. Isso permitiu a sutileza dos detalhes referentes à cor da empresa, como os grafites das áreas de convivência com o desenho de ponto de exclamação – outro traço presente na logomarca Yahoo.
O teto das áreas informais (recepção, café, corredores e área de descompressão) foi mantido sem forro; assim, é possível visualizar toda a infraestrutura e criar ambientes mais despojados. “A proposta era remeter a um espaço mais transparente, amplo e livre dos padrões antigos de escritório corporativos”, explica a arquiteta.
Instaladas nessa cobertura aparente, as luminárias foram pensadas com diferentes diâmetros e tipos de utilização de formas circulares. Há pequenas bolhas redondas (recepção e áreas de estar), círculos vazados (salas de reunião) e grandes arcos com revestimento acústico no centro (áreas de convivência). Para Bruna Cicarelli, “elas prestam-se como elementos para linguagem uniforme, expressão física e espacial característica da empresa”.
Em todas as salas de reunião, os clientes exigiram a instalação de equipamentos de videoconferência. Equipada com mesas retráteis e cadeiras empilháveis, a sala de múltiplos usos, por exemplo, possui um sistema de multimídia completo, com equipamentos chromebox, projetores, além de caixas acústicas embutidas no forro.
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