O projeto arquitetônico do Sushi Mokai Platinum, localizado em Porto Alegre (RS), é do escritório de arquitetura Studio TWB, que buscou inspiração na cultura japonesa.
O programa do restaurante foi dividido de forma bastante fluida. No térreo, estão o salão com pé-direito duplo e o buffet. Biombos de vidro e metal auxiliam o fluxo no ambiente e harmonizam com as linhas diagonais do volume de mármore, que abriga o buffet. Ainda nesse pavimento, as portas de vidro integram ambientes internos e a área externa – onde há mesas e cadeiras.
No pavimento superior fica o segundo salão. Ele está sobre o volume que abriga a cozinha. O espaço é destinado a casais ou grupos que buscam mais privacidade.
“O restaurante é um local onde transitam muitas pessoas. É essencial que o espaço seja prático e fácil de manter, e que proporcione conforto aos usuários”, conta a arquiteta Tuanny Balen. Para contribuir com o bem-estar dos clientes, ela optou por ocupar uma parede com um jardim vertical, com 20 m², que vai do térreo ao primeiro andar.
O destaque do interior do Sushi Mokai Platinum são as luminárias do designer alemão Ingo Maurer. Elas têm forma de rede de pesca com cristais pendentes. “No projeto, busquei explorar o design contemporâneo e a sofisticação por meio do traçado do mobiliário e da arquitetura. Assim, surgiu um projeto agradável, funcional e moderno”, explica Balen.
Veja outros restaurantes na Galeria da Arquitetura:
Fabbrica, por GD Studio Arquitetura
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados