Situada no bairro Vila Nova Conceição, na zona sul da cidade de São Paulo, a Shure – empresa voltada a microfones e produtos eletrônicos de áudio – é a primeira filial na América Latina. O projeto – de 780 m² – faz parte do portifólio do Perkins and Will.
O escritório desenvolveu um layout que apresentasse o conceito de experiência da marca: com produtos expostos de modo que os clientes e parceiros tivessem contato com as novas tecnologias. Além disso, para priorizar o bem-estar dos colaboradores, o projeto contempla a integração entre os ambientes, espaços próprios para testes dos equipamentos e uma área multiuso que é ideal para treinamentos e apresentações musicais.
“Desenvolvemos para a sede um conceito open space colaborativo, potencializando a luz natural e a vista privilegiada que existe no andar – além de espaços para eventos e treinamentos, showroom, salas de reuniões com demonstração dos sistemas para áudio e vídeo, área de descompressão e um café estrategicamente localizado para integrar a área de trabalho aos demais espaços”, explica o arquiteto Fernando Vidal.
Um bloco revestido com cimento queimado e os quadros que remetem a marca evidenciam a entrada principal que recepciona a equipe e os visitantes. A tonalidade neutra está presente também nas áreas de descompressão, treinamento e copa. Já as estações de trabalho são espaços envidraçados que contam com mesas longas e integradas. A flexibilidade entre os espaços foi bastante explorada, já que as salas de reuniões podem ser usadas como um espaço multiuso.
O projeto de arquitetura focou em soluções acústicas para todos os ambientes, fazendo uso de materiais de alto desempenho e soluções personalizadas da própria marca.
O design de materiais foi realizado de forma minimalista e concebido para proporcionar elegância e simplicidade, peculiaridades dos produtos da Shure. Um dos destaques do projeto são as luminárias feitas com microfones. Além disso, os espaços foram decorados com obras de artistas brasileiros, como os quadros: Desejo (de Camilla Pallavicni), Esperanza Turner (de Paula Portella) e Frente do olhar (de Jack Neto).
Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Geração Digital Santander, por ENTRE Arquitetos e Todos Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados