Um conjunto de concreto integrado ao verde. Embora a premissa tenha sido a priorização da funcionalidade em detrimento do ornamental, o contraste do conjunto resulta em uma das construções mais icônicas da grande Belo Horizonte, o conceito ‘escritório parque’ da Usiminas – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais.
A obra tornou-se referência arquitetônica logo após sua implantação. “Mesmo com a proposta de usabilidade e redução de custos em um projeto que deveria marcar a ‘cara’ da empresa, cria-se um edifício de positivo impacto visual. Isso se determina pela associação da rusticidade e peso da caixa em concreto aparente com a leveza e permeabilidade proporcionada pelo pano de vidro na parte frontal da edificação. Há, ainda, os brises que coroam o topo do prédio. Neste caso, a volumetria e a composição atenderam muito bem as demandas de uso do programa”, registra a equipe da Farkasvölgyi.
O conjunto nasce no meio do parque projetado por Burle Marx, uma área ampla de 80 mil m². Essa condicionante foi primordial para concretizar o objetivo de integrar os espaços.
Os arquitetos contam que “o posicionamento da edificação no terreno obriga o usuário a percorrer a grande esplanada para acessá-lo. Já nas áreas internas, a permeabilidade visual da fachada principal garante uma vista generosa para o entorno, causando a sensação de que a área verde ‘abraça’ os ambientes internos. De igual maneira, as áreas destinadas aos refeitórios e salas de treinamento no bloco posterior são contempladas pelo verde”.
Escritório
Termos mais buscados