A Saigon House é um projeto que tem como proposta resgatar as origens, os valores e as memórias da antiga cidade de Saigon (Vietnã), onde está localizada.
Projetada pelo escritório vietnamita a21 studĩo, a casa busca colocar em perspectiva a modernização e as tecnologias que transformaram a identidade da região.
A arquitetura foi inspirada em Vuong Hoang, acadêmico, culturalista, colecionador de artes e profundo conhecedor do Sul do país. Ao final de sua vida ele queria oferecer seu lar para servir como um museu, evitando que acontecimentos importantes fossem esquecidos e levando cultura aos visitantes – além de apresentar as artes e o mobiliário que colecionava, compartilhando suas lembranças.
Para ele, uma casa deveria ser como um ponto de encontro, assim como acontecia antigamente, quando uma mesma construção servia de morada para pais, filhos, avós... No projeto Saigon House, o escritório tentou resgatar isso, construindo a partir dessa ideia.
Como o projeto remete aos becos de Saigon, há muitos espaços estreitos e compridos. A residência também possui telhados inclinados, pátios, varandas floridas e fachadas coloridas. Os pontos de convivência foram bastante valorizados, uma vez que a intenção era resgatar a interação e favorecer a comunicação entre os moradores. Além disso, também há espaços infantis para as crianças brincarem.
Cada ambiente é apresentado como um bloco colorido e flutuante, coberto por armação em aço. Há muita vegetação ao redor, seja nas varandas ou no pátio.
A maioria do mobiliário e estruturas foi construída com peças coletadas nas casas demolidas da cidade. A ideia dos arquitetos era resgatar o amor que estava refletido nas construções da região, quando se procurava promover a união entre os moradores.
Escritório
Termos mais buscados