
O número 1.454 da Rua 24 de Outubro – localizada numa movimentada região de Porto Alegre (RS) – ganhou um novo estabelecimento comercial: o ROISTER. Projetado pelo escritório Butiá Arquitetura, o bar-restaurante foi inaugurado no final de 2017 com muito estilo e cheio de personalidade.
Os arquitetos Lívia Fonseca, Franco Benetti e Mariana Andrade aplicaram no espaço de 480 m² o conceito New American Cuisine (NAC), conhecido no Brasil como “cozinha americana contemporânea”. “A NAC é bem tradicional, com chefs misturando ingredientes locais com técnicas estrangeiras. Eles exploram os elementos de maneira criativa e experimentam diversos sabores fora do padrão”, comentam.
Adeptos de novas experiências, os profissionais decidiram usar o método na arquitetura e construíram um ambiente que “dialoga” com o público e combina estética e linguagem democrática.
A localização privilegiada – na esquina – proporciona excelente visibilidade. A fachada transparente convida as pessoas a entrarem no estabelecimento. A face interna foi moldada com chapas de ferro natural, e o acesso para o bar-restaurante é feito por uma passagem estreita revestida de madeira.
Bem ao lado da entrada principal, fica o deck: uma área com 100 m² que pode ser vista dos ambientes internos, devido à fachada de vidro. Esse espaço tem capacidade para 100 pessoas ao longo de uma bancada de madeira maciça. O teto retrátil permite que todo o espaço seja utilizado independentemente do clima.
O salão principal tem pé-direito. O ambiente é demarcado por um conjunto de sofás em forma de “L”, que setoriza o layout. Ao seu redor, há 140 lugares em diferentes configurações. Mais a diante está o coração do ROISTER: uma parede de tijolos de demolição com 105 anos de “vida” com 20 torneiras de cerveja. Ela traça uma linha imaginária que divide o setor de serviços das mesas do restaurante, de forma que os funcionários circulem em torno dela.
Os tijolos que compõem a parede foram assentados sob e sobre uma grande viga de concreto que fica no bar. Ambos os materiais destacam as torneiras de ferro e o cardápio de cervejas feito de perfil de alumínio, que fica acima das torneiras.
O balcão, feito de madeira louro freijó, tem cerca de 16 m de comprimento e envolve a parede de tijolos e um pilar de concreto, unindo as estruturas e permitindo interação entre os clientes do bar.
Outro ponto de destaque do bar-restaurante é a grande luminária central. “A luminária, em forma piramidal, foi confeccionada com ferro e suspensa com tirantes. Ela foi colocada bem no eixo da parede de tijolos para atrair os clientes”, concluem os arquitetos.
Refettorio Gastromotiva, por METRO Arquitetos Associados
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados