O número 1.454 da Rua 24 de Outubro – localizada numa movimentada região de Porto Alegre (RS) – ganhou um novo estabelecimento comercial: o ROISTER. Projetado pelo escritório Butiá Arquitetura, o bar-restaurante foi inaugurado no final de 2017 com muito estilo e cheio de personalidade.
Os arquitetos Lívia Fonseca, Franco Benetti e Mariana Andrade aplicaram no espaço de 480 m² o conceito New American Cuisine (NAC), conhecido no Brasil como “cozinha americana contemporânea”. “A NAC é bem tradicional, com chefs misturando ingredientes locais com técnicas estrangeiras. Eles exploram os elementos de maneira criativa e experimentam diversos sabores fora do padrão”, comentam.
Adeptos de novas experiências, os profissionais decidiram usar o método na arquitetura e construíram um ambiente que “dialoga” com o público e combina estética e linguagem democrática.
A localização privilegiada – na esquina – proporciona excelente visibilidade. A fachada transparente convida as pessoas a entrarem no estabelecimento. A face interna foi moldada com chapas de ferro natural, e o acesso para o bar-restaurante é feito por uma passagem estreita revestida de madeira.
Bem ao lado da entrada principal, fica o deck: uma área com 100 m² que pode ser vista dos ambientes internos, devido à fachada de vidro. Esse espaço tem capacidade para 100 pessoas ao longo de uma bancada de madeira maciça. O teto retrátil permite que todo o espaço seja utilizado independentemente do clima.
O salão principal tem pé-direito. O ambiente é demarcado por um conjunto de sofás em forma de “L”, que setoriza o layout. Ao seu redor, há 140 lugares em diferentes configurações. Mais a diante está o coração do ROISTER: uma parede de tijolos de demolição com 105 anos de “vida” com 20 torneiras de cerveja. Ela traça uma linha imaginária que divide o setor de serviços das mesas do restaurante, de forma que os funcionários circulem em torno dela.
Os tijolos que compõem a parede foram assentados sob e sobre uma grande viga de concreto que fica no bar. Ambos os materiais destacam as torneiras de ferro e o cardápio de cervejas feito de perfil de alumínio, que fica acima das torneiras.
O balcão, feito de madeira louro freijó, tem cerca de 16 m de comprimento e envolve a parede de tijolos e um pilar de concreto, unindo as estruturas e permitindo interação entre os clientes do bar.
Outro ponto de destaque do bar-restaurante é a grande luminária central. “A luminária, em forma piramidal, foi confeccionada com ferro e suspensa com tirantes. Ela foi colocada bem no eixo da parede de tijolos para atrair os clientes”, concluem os arquitetos.
Refettorio Gastromotiva, por METRO Arquitetos Associados
Escritório
Termos mais buscados