A rede de restaurantes Santinho faz parte do Grupo Capim, que há 30 anos procura elaborar pratos com comida saudável e natural. O restaurante funciona em três endereços: no Instituto Tomie Ohtake, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake; no Theatro Municipal, da Secretaria da Cultura; e no Museu da Casa Brasileira, que concentra exposições de grandes artistas; todos localizados em São Paulo.
“Fomos chamados para conciliar um novo projeto para mais um restaurante da marca, dentro do Museu da Casa Brasileira, e o desafio foi construir um imóvel em um ambiente tombado pelo Patrimônio Histórico, adaptando o layout da rede ao museu”, conta a arquiteta Tais Marchetti Bonetti, do escritório MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados.
O que torna o projeto curioso é o fato de ser um ambiente com arquitetura contemporânea no interior de uma casa tombada, da década de 1950. “Há um interessante contraste entre os estilos e os materiais usados em diferentes épocas”, ressalta Tais Marchetti Bonetti.
Uma nova cobertura abriga mais mesas e lugares. Já o exterior manteve o projeto original. Existem dois fechamentos laterais na parte superior, são réguas de madeira pintadas na cor branca formando painéis translúcidos.
“Apesar de se tratar de uma reforma, as intervenções estruturais foram muito sutis e pontuais, basicamente inserimos a cobertura de estrutura metálica e lona e o novo piso na área contínua voltada ao jardim. Além disso, não houve projeto de paisagismo, uma vez que utilizamos o jardim do local”, explica.
Quem assina o cardápio é a Chef Morena Leite, que traz para o menu escolhas equilibradas com diversidades de produtos locais, frescos e orgânicos. “Além da comida, o restaurante possui outros elementos inspirados na cultura brasileira, como na decoração dos ambientes, que tem a maioria das peças trazidas da Bahia”, comenta a arquiteta.
A irreverência e o despojamento dos materiais também são pontos estrategicamente escolhidos para transmitir a atmosfera descontraída do restaurante. A ‘brasilidade’ está sempre inserida em cada ambiente. As peças de design conferem um toque especial e algumas são doações de designers brasileiros, como a mesa cedida pelo designer Hugo França e algumas cadeiras dadas pelos arquitetos Guto Requena, Indio da Costa, Sergio Rodrigues, Paulo Alves, Jader Almeida, Carlos Motta, entre outros que ajudaram a compor o espaço.
“Materiais como madeira, couro e piso cimentício predominam. Em composição com o mobiliário, esses materiais tornam o espaço mais moderno e contemporâneo, sem perder a identidade visual da rede Restaurante Santinho”, finaliza a arquiteta Tais.
Veja outros projetos de restaurantes: Maremonti, de Lab Arquitetos; Mandíbula, de Sub.estudio; e Restaurante Nau, de Sandra Moura.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados