O nome da cervejaria Perro Libre – que em português significa “cão livre” – já diz muito sobre o projeto arquitetônico de sua primeira casa: a Tap Room, instalada no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). O escritório Tellini Vontobel Arquitetura criou um bar inovador baseado no que os proprietários chamam de “self-ceva”. A partir de um dispositivo tecnológico, os clientes podem escolher quanto desejam consumir, para então servirem-se automaticamente numa das torneiras de chope.
O sistema utilizado no Perro Libre Tap Room chama-se MyTapp e funciona da seguinte forma: o cliente faz o cadastro e ganha um cartão que possui função semelhante ao “limite de crédito”. Ao inserir quantos reais pretende gastar na cervejaria, basta o consumidor aproximar o cartão numa das leitoras que abrirá a torneira na quantidade ideal. Ao lado de cada uma delas, iPads dão informações sobre o quanto já foi consumido naquele momento e no total.
São dez torneiras servindo diferentes tipos de cervejas artesanais da Perro Libre. Segundo as arquitetas Natasha e Evelise Tellini Vontobel, o maior desafio foi dispor um lugar para os barris de chope, tendo em vista a área reduzida de 85 m².
Para resolver isso, as profissionais optaram por deixar os recipientes à mostra. Tudo ficou alojado embaixo das torneiras, dentro de um grande freezer de inox, com portas de vidro e iluminação interna.
Outra opção que contribuiu para a otimização do espaço foi o mobiliário. Mesas comunitárias e banquetas altas liberam o fluxo de circulação e dão liberdade aos clientes do Perro Libre Tap Room. Com exceção dos assentos internos, todos os móveis foram desenhados pela equipe do escritório Tellini Vontobel, que misturou a estrutura metálica preta com compensado de madeira pinus.
Além de oferecer mais conforto, esse material ‘quente’ também estabeleceu um contraste interessante com outros materiais de aspecto mais ‘frio’, como o inox (freezer), a cerâmica branca (paredes) e o cimento queimado (piso).
Para gerar ainda mais conforto, as arquitetas amenizaram a altura do pé-direito com a instalação de um sistema de vigas metálicas, que sustenta as luminárias industriais e os spots cênicos de par 20.
Escritório
Termos mais buscados