Projetado para a Casa Cor Santa Catarina 2015, o Pub Confraria do Chopp Honesto foi idealizado pelos arquitetos Beto Gebara (Gebara & Filártiga Arquitetos), Luiz Fernando Zanoni (ArchDesign Studio), Mario Pinheiro e Ricardo Fonseca (Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura), em parceria com o empresário Wagner Barreiro.
Com perfil jovial e urbano, o espaço era extremamente convidativo e, segundo os autores, oferecia liberdade aos frequentadores. “Um pub com personalidade, que convidava à degustação e ao entretenimento com os amigos”, completam.
O nome do espaço é uma homenagem a uma antiga sociedade catarinense, fundada por profissionais da arquitetura que se reuniam para apreciar cerveja e avaliar bares, chamada de Confraria do Chopp Honesto. A partir dessa organização surgiu a ideia de projetar o pub.
Os idealizadores do projeto contam que todos os elementos escolhidos para compor o projeto de interiores, do mobiliário às peças de decoração e pinturas, foram inspirados na antiga organização, adaptando-se sutilmente para um estilo jovial.
Cada canto dos 140 m² de área construída do Pub Confraria do Chopp Honesto foi cuidadosamente planejado. O espaço recebeu, por exemplo, diversos tipos de texturas, deixando a decoração rústica. Além disso, reaproveitou objetos que indicam claramente a linguagem descontraída planejada pelos autores. “A principal intenção do projeto era passar longe da neutralidade”, revelam.
A marcenaria do bar foi feita sob medida, com a finalidade de destacar a decoração urbana, uma alusão especial às antigas tabernas vikings. A base quadrada das mesas foi feita de carretéis de madeira com barris de chopp, e as cadeiras colocadas em harmonia com os sofás e pufes dos lounges VIP.
O projeto de iluminação era simples e característico e contou com um diferencial: as luminárias foram feitas com cubas de louça e penduras de cabeça para baixo, transmitindo um ar despojado e divertido.
O palco era um dos pontos centrais do Pub Confraria do Chopp Honesto. Em formato de madeira, a “caixa” servia para apresentações de bandas e artistas, além de ser uma área aberta ao público, podendo ser usada livremente quando não houvesse shows.
Segundo os autores, tonalidades distintas foram aplicadas no ambiente, de modo a propiciar diferentes sensações aos clientes conforme adentravam o espaço.
Além disso, pedras originais da construção foram mantidas nas paredes, reforçando o clima de taberna. Uma parede com 5 metros de altura revestida com lambe-lambes – antigos cartazes de propaganda de shows e frases bem-humoradas – foi a sensação do Pub Confraria do Chopp Honesto.
Escritório
Termos mais buscados