“O projeto abraça as pessoas... é tudo muito interativo. Ele faz com que o usuário o sinta em todos os espaços, de maneira intensa e intuitiva”. É assim que Antonio Mantovani Neto – arquiteto e sócio do escritório Dante Della Manna, responsável pela obra, descreve o resultado final e gratificante da sede do Linkedin no Brasil, localizada em um prédio corporativo na região de Pinheiros, São Paulo (SP).
Antes, o escritório ocupava um andar do prédio. Com o aumento no número de funcionários e a rápida expansão, viu-se necessária a ocupação de mais um andar e a reforma geral de ambos. “A empresa queria ambientes com a cara da cidade onde está implantada, então a premissa foi levar para o seu interior tudo que há de interessante em São Paulo”, explica.
Como a capital paulista deveria estar retratada em todos os ambientes, o projeto arquitetônico do Linkedin não conseguiu evitar o ‘estilo caótico’ da metrópole. Por isso, o maior desafio foi não deixar o resultado tão óbvio e com o conceito aplicado de forma objetiva. “São Paulo é bagunçada, São Paulo é barulhenta, São Paulo tem volumetrias diferentes, tem as áreas verdes, tem as áreas poluídas, áreas novas, áreas mais antigas; tem a bagunça da noite, tem a calmaria dos parques. Enfim, tudo isso deveria ser traduzido em um projeto de 1700 m²”, detalha o arquiteto.
Dois artistas foram convidados a aplicar grafismo em paredes de lados opostos do andar. Os trabalhos mostram a leitura da cidade em visões distintas. “As cores e traçados diferentes retratam como as pessoas enxergam a cidade”, destaca. Além disso, os cartazes do tipo ‘lambe-lambe’ – muito comuns na agitada região da Vila Madalena – mostram os valores do Linkedin de maneira alegre e divertida.
Outras referências à São Paulo ficam por conta do famoso desenho em preto e branco da calçada paulistana, também aplicado em uma das paredes, e da iluminação neon de algumas salas de reunião. “Essa luz um pouco mais escura retrata um pouquinho da noite da cidade e foi usada em áreas onde as pessoas não precisam de tanta concentração”, menciona Mantovani Neto.
O arquiteto destaca, ainda, a decoração da sala grande de reunião, também usada como sala auditório. No espaço, com capacidade para até 80 pessoas sentadas, o futebol é o tema. “Instalamos holofotes de estádios nos cantos com uma iluminação mais tênue, e o carpete é verde com traçados abstratos que lembram campos de futebol. Imprimimos nos blackouts imagens de arquibancadas: ao serem baixados no meio da reunião, fazem parecer que as pessoas estão em um jogo, no centro do campo, ou assistindo a uma partida”.
O programa do Linkedin é bem aberto, integrado e acolhedor. Com 200 funcionários, a sede possui uma grande recepção integrada à uma área de quase 200 m² para reuniões – internas e externas –, festas e confraternizações. Da recepção também é possível acessar facilmente a área de café e organizar reuniões em espaços para duas, quatro, seis e até dez pessoas.
“O programa conta também com áreas comuns de trabalho e salas de reuniões internas, mais privadas e com boa acústica”, conta o arquiteto. Já as áreas de reunião mais abertas estão propositalmente viradas para o corredor, pois geralmente são usadas quando não há necessidade de privacidade.
Uma biblioteca está à disposição dos funcionários da Linkedin, e inúmeras áreas podem ser utilizadas para trabalhos diferentes. Elas possuem mesões, mobiliários de parque – como toras e balanços – e um clima de descontração. “As pessoas podem usá-las com a função de descompressão, para trabalhar de maneira mais reclusa ou apenas para estar em um lugar mais tranquilo, com uma bela vista da Marginal do Rio Pinheiros”, destaca Mantovani Neto.
Já na entrada – com parte do piso em madeira e parte em concreto – é possível ver influência da metrópole nos materiais aplicados. O carpete predomina em quatro tipologias nas áreas de trabalho, fazendo menção ao asfalto da metrópole e ajudando na absorção de ruídos. Algumas salas também têm chão em carpete na cor verde.
Essa mistura de materiais e cores oferece a transição de um espaço a outro e todos eles conversam entre si. "Ao entrar na sede do Linkedin, é possível perceber uma certa confusão, com forros e pisos diferentes, além de muitos ângulos que criam o caos da cidade, dos becos... é possível ter ideias diferentes dentro do mesmo espaço, sem deixar de enxergar o projeto arquitetônico em si”, conta o profissional.
Diferente de outros projetos, que apresentam certa coerência entre os materiais aplicados, o Linkedin mostra por meio das instalações aparentes o quanto a capital paulista é ampla e o quanto cresce o tempo inteiro. Enxergam-se no escritório o sistema de ar-condicionado, as calhas elétricas, as calhas de segurança e todo o sistema de detecção e de incêndio. “Tiramos o forro do andar e deixamos as entranhas da cidade – ou as entranhas do prédio – todas aparentes. Porque é assim que São Paulo funciona. Ela não esconde e tudo é muito evidente, muito visível. Obviamente que a arquitetura dá uma pré-organizada em tudo, mas não deixa de ser caótica”, destaca.
A acústica também foi bem trabalhada com a aplicação de um sistema de forro de apenas 5 cm e ultra-acústico, pintado na cor da laje do prédio. Colado na laje, é praticamente imperceptível, mas com capacidade de absorver e não gerar eco muito maior do que um forro tradicional. Além disso, todas as salas de reunião receberam tratamento acústico nas paredes. “Entendemos que isso era essencial por conta dos muitos elementos que ajudam na reverberação do som, como os pisos de concreto, as placas metálicas e o vidro”.
Das grandes às pequenas áreas, a iluminação foi detalhada e projetada para oferecer efeitos diferentes. De acordo com Rafael Serradura, proprietário do Studio Serradura e responsável pelo projeto luminotécnico do escritório, a ideia era proporcionar – com a escolha de luzes distintas, de acordo com o ambiente – experiências novas a cada dia aos colaboradores e visitantes, assim como acontece na vida urbana de São Paulo.
“Utilizamos o sistema de dimerização com o LED em aplicações inusitadas. Isso faz com que as pessoas sintam que estão em lugares novos, mesmo que estejam sempre nos mesmos. Como cada espaço tem a sua particularidade e personalidade, no projeto de iluminação conseguimos quebrar um pouco essa rotina”, explica.
Nas áreas de trabalho se fazia necessária uma iluminação no tampo, acima das mesas. Porém, as luminárias não podiam atrapalhar o desenho do ‘não forro’ e das instalações aparentes. “Pensando nisso, instalamos luminárias de 3 cm de altura com toda a estrutura. Reestruturamos a peça e fizemos a luminária composta de 14 m de comprimento, de forma a atender às duas áreas da bancada”, explica. Serradura também ressalta a luminária criada especialmente para seguir o formato do balcão da recepção. “O ambiente ganhou um clima cênico, com luz baixa e cores mais quentes”.
Outro ambiente com bastante destaque é a sala auditório, com tema de futebol. “Como precisávamos de um elemento icônico que remetesse ao estádio, introduzimos quatro projetores de estádio com lâmpada decorativa e que não ofusca”, conclui.
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