Logo Construmarket
Banner

Happy House

Happy House
A Vitá Arquitetos assinou o projeto de reforma da sede da Happy House em Porto Alegre. O espaço passou por completa reformulação, que incluiu a retirada de paredes e a criação de espaços responsivos, que atendem às mais variadas demandas dos colaboradores. Imagens: Roberta Gewehr
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House
Happy House

Ambientes responsivos

Texto: Juliana Bernardino

Quando estava prestes a completar 20 anos de história, a Happy House – primeira empresa de endomarketing do Brasil e líder no setor – decidiu que era hora de reformular a sua sede, em Porto Alegre (RS).

Após seis meses do início das obras, a empresa já se encontrava de casa nova. Com projeto da Vitá Arquitetos, o escritório passou por uma reformulação completa, que eliminou paredes e integrou ambientes.

De acordo com os arquitetos, a Happy House vinha há algum tempo expandindo seu espaço de trabalho, com a aquisição das salas comerciais adjacentes. Esse aumento, contudo, resultou numa planta fragmentada, com espaços irregulares e sem identidade.

O projeto de reforma veio para reverter essa situação e envolveu toda os colaboradores, que criaram até um nome para ele: “Vamos Sonhar Juntos”.

O sonho se tornou realidade. Alguns meses depois, os 405 m² do escritório estavam completamente transformados, refletindo o olhar inovador e dinâmico que caracteriza a cultura da corporação.

Os ambientes tornaram-se, acima de tudo, responsivos, pois foram planejados para atender às mais variadas demandas dos usuários em seu dia a dia. “O projeto é uma narrativa através de enquadramentos, materiais e iluminação. Ele é adaptado às pessoas, ao presente e ao futuro”, conta a equipe da Vitá Arquitetos, responsável pelo projeto e pelo gerenciamento da obra.

Nova espacialidade, novos fluxos

Quando o objetivo é trazer maior integração a um ambiente, a retirada de paredes internas é algo essencial. Na reforma da Happy House, quase todas as barreiras foram eliminadas, o que aconteceu simultaneamente à renovação dos sistemas de elétrica e de climatização.

Na nova espacialidade agora estão presentes as áreas de trabalho compartilhadas, além de espaços para reuniões rápidas, calls e brainstorming.

No acesso principal foi criado um volume que organiza o fluxo de clientes e colaboradores e serve como anteparo para a recepção.

Numa das pontas do novo escritório, em posição de destaque, estão a copa compartilhada e a arquibancada, idealizadas para proporcionar encontros e descompressão, qualificando a experiência dos colaboradores durante todo o período dentro da empresa.

Uma escada feita em madeira faz a conexão entre os dois pavimentos da sede. No nível superior, encontram-se alguns espaços de trabalho mais privativos e outros mais transparentes, que convidam à interação e à troca de ideias.

Na paleta de cores, tons neutros de branco, cinza e madeira abrem espaço para que o vermelho vibrante característico da marca se destaque. A tonalidade está presente em paredes e portas.

De acordo com os arquitetos, não houve um espaço sequer que não tenha recebido um olhar atento, que levou em consideração a dinâmica de trabalho das equipes, bem como a visão e os valores da empresa, já tão consagrada no seu ramo de atuação.

Veja outros projetos corporativos na Galeria da Arquitetura:

Ingresso Rápido, de Dabus Arquitetura

Tishman Speyer, de Moema Wertheimer Arquitetura

Presidência da TOTVS,  de Studio BR Arquitetura & Design

 

 

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Conclusão da obra: 2021
  • Área construída: 405 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados