Às vésperas de a churrascaria Galpão Nelore completar 20 anos de atividades, seus donos decidiram dar cara nova ao estabelecimento. Para isso, convidaram o escritório de arquitetura Studio Guilherme Torres. O objetivo era modernizar um espaço tradicional e rústico.
Localizada em Londrina (PR), o projeto de reforma substituiu o antigo visual austero por uma releitura contemporânea, feita com materiais rústicos e reciclados.
Para a reforma, foi comprado um grande lote de madeira peroba-rosa, proveniente da demolição de antigas casas de colonos de fazendas de café no interior do Paraná. “A ideia era realizar o projeto no menor tempo possível, evitando, ao máximo, demolições, e utilizando novos revestimentos – a nova fachada, por exemplo, foi construída por cima da fachada original”, conta o arquiteto Guilherme Torres.
O revestimento das paredes, dos forros e também o mobiliário foram desenvolvidos com a madeira peroba-rosa tratada, porém, sem abrir mão do aspecto rústico. Também foram empregados tijolos de demolição e pisos de placas de cimento. A estrutura é toda metálica. O principal diferencial são os revestimentos de aço corten e madeira.
Tanto os ambientes internos quanto o exterior da churrascaria possuem estilo rústico. O projeto foi concebido para criar diferentes cenas: uma para as mesas, outra para as paredes, outra para as carnes e outra para o jardim. O projeto de paisagismo foi feito pelo próprio escritório: no jardim externo foram plantadas espécies tropicais.
Todas as divisórias entre os ambientes foram derrubadas para integrá-los em duas áreas: uma grande varanda e um amplo espaço interno. O resultado é um projeto moderno, mas que não perdeu a sua identidade.
Veja na Galeria da Arquitetura outros projetos de restaurantes:
DARE RESTAURANTE; por CASADO e GARAVELLI STUDIO;
SAL, por GC arquitetura.interiores.
Escritório
Termos mais buscados