Logo Construmarket
Banner

Escola Cícero Dias

Escola Cícero Dias
Escola é projetada para integrar ambientes internos e externos, com estrutura que permite novas mudanças e adaptações. Imagens: Carlos Cajueiro
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias
Escola Cícero Dias

Funcional e dinâmica

Texto: Marina Cabral

Partindo do conceito da difusão do saber, o escritório Oficina de Arquitetos projetou a Escola Cícero Dias com fartas aberturas – sem muros e o mínimo de portas e janelas fechadas. “O conhecimento não deve ser concentrado. Ele nasce do encontro, da troca e do aprendizado. A instituição, localizada no Recife, apostou nessa estrutura simples partindo desse princípio”, destaca uma das integrantes da equipe, a arquiteta Ana Paula Polizzo. 

De acordo com a arquiteta, o projeto arquitetônico é um pano de fundo para novos fluxos e mobilidades que podem ser inseridas. “A participação comunitária e a chegada de novos tempos poderão se adaptar ao layout da escola”. Os conceitos pedagógicos e a temática programada serviram de alicerce para a construção de uma arquitetura forte. Totalmente integradas e abertas, as portas e janelas apenas intensificam a relação entre o exterior e o interior. “Elas se inserem nas fachadas como um vírus que se espalha e toma conta do lugar”, ressalta a equipe.

Estrutura, organização e acessos

Para obter um resultado rápido e econômico, a escola foi erguida com técnicas construtivas comuns. É dividida em cinco blocos que abrigam salas administrativa, de informática, de professores e de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório e auditório. Os blocos são conectados com estruturas metálicas que envolvem o pátio interno. Essa organização é tradicional em obras educacionais, pois permite que as aulas cotidianas se relacionem com as atividades externas, além de oferecer um melhor aproveitamento de ventilação, iluminação natural e energia.

Edificações com um ou dois pavimentos formam o volume da escola e se unem através da cobertura metálica. Elas atendem os requisitos de acessibilidade viabilizando uma circulação com fluidez através de rampas e escadas. A organização cria naturalmente um pátio interno junto a outro coberto que ligam as funções, de maneira que as áreas de convivência se encontrem dentro e fora das edificações.

Os dois acessos voltados para o norte do terreno abrem caminho para as áreas principais e de serviços. Já o acesso orientado para o sul fica próximo ao campo de futebol e é cercado por jardins.

Ambientes dinâmicos e coloridos

As nove salas de aula estão localizadas no segundo pavimento e são flexíveis, divididas por painéis móveis que podem abrir espaços únicos quando houver necessidade. Elas se abrem ao pátio interno através das circulações – diferente das salas térreas, que podem se voltar tanto para o interior, quanto para o exterior.

Além de ser equipada com mobiliários funcionais e computadores modernos, a escola conta com biblioteca informatizada. Cores proporcionam alegria e dinamismo aos ambientes. Elas são vistas principalmente nas janelas e nos grandes brises metálicos que envolvem as fachadas.

 

Escritório

  • Local: PE, Brasil
  • Início do projeto: 2005
  • Conclusão da obra: 2006
  • Área construída: 4.000 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados