Logo Construmarket
Banner

Dow Chemical Brasil

Dow Chemical Brasil
Conceitos da empresa – referência no ramo da ciência e da tecnologia – são aplicados no projeto de sua nova sede no Brasil, agregando design e sustentabilidade. Imagens: Pregnolato & Kusuki
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil
Dow Chemical Brasil

Desenvolvimento inovador

Texto: Marina Cabral

Localizada em uma das torres do complexo arquitetônico Rochaverá, a nova sede da Dow Chemical Brasil precisava ser construída seguindo os conceitos da empresa, que visa crescimento constante. O projeto – idealizado pelo escritório de arquitetura Athié|Wohnrath – teve como premissa a elaboração de ambientes com instalações de excelente capacidade, que garantem integração e conforto aos colaboradores durante o trabalho.

As soluções e os sistemas utilizados nas instalações do escritório atendem os critérios de sustentabilidade e colaboram para que a torre obtenha a certificação Green Building do selo LEED, na categoria Gold. Além disso, proporcionam eficiência energética ao prédio. “As soluções técnicas, estéticas, de layout e acabamento deixam o projeto atual”, ressalta a equipe de arquitetos responsável.

Com instalações precárias, espaços pequenos, áreas para circulação pouco eficientes e alto consumo energético, o escritório antigo já não representava os valores da empresa. A nova sede deveria reunir sustentabilidade, respeito pelas pessoas, foco no cliente e inovação.

Os andares intermediários abrigam as áreas de trabalho e, o último, os espaços para integração e descanso dos funcionários como a agência bancária, a academia e o restaurante. O térreo abriga o auditório, a biclioteca e os laboratórios showroom.

Integração


Nos andares de trabalho, os staffs e as salas dos gerentes e diretores se integram para que todos os colaboradores trabalhem no mesmo espaço. Esse modelo open space garante flexilibilidade e melhor convívio ao escritório. Para reuniões, algumas salas focus e huddle – com formato circular e fechamento em vidro – foram instaladas no andar. As salas grandes do térreo também são transparentes, permitindo integração com a recepção.

Sustentabilidade

Para obter a certificação LEED, o projeto considerou de forma minuciosa os detalhes e as soluções que garantem eficiência energética. Além disso, projetos especiais de exaustão e cargas de energia foram implantados durante a instalação do laboratório e da cozinha industrial do restaurante.

 

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área construída: 10.000 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados