Logo Construmarket
Banner

Corteva Agriscience

Corteva Agriscience
Com projeto do Studio BR Arquitetura, a nova sede da Corteva Agriscience prima pelo bem-estar de seus colaboradores e pela acessibilidade. Imagens: Mauricio Moreno
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience
Corteva Agriscience

Adaptado às novas dinâmicas de trabalho

Texto: Vitória Oliveira

A Corteva – empresa de agrociência totalmente dedicada à agricultura – ganhou uma nova sede em São Paulo (SP). O projeto arquitetônico, assinado pelo Studio BR Arquitetura, previu um upgrade nos espaços de trabalho para conectar os colaboradores diretamente à marca.

A corporação ocupa um espaço com 4 mil m² que foi otimizado para atender às novas diretrizes de flexibilidade pós-pandemia, com ambientes disruptivos que suportam todas as dinâmicas atuais de trabalho híbrido, remoto e colaborativo.

A sede recebeu certificação de 100% de acessibilidade pelo “Guia de Rodas”, após assegurar rotas, mobiliário, ambientes, passagens, piso e comunicação visual acessíveis em todos os ambientes.  

Em um espaço de metragem inferior ao edifício anterior, mas com estratégia de maior reaproveitamento e criação de áreas multifuncionais (além das áreas padrões de estações de trabalho e reuniões), o escritório possui capacidade de abrigar entre 610 e 750 pessoas simultaneamente, dependendo da montagem dos espaços.

Para priorizar o bem-estar dos colaboradores, o layout é aberto e flexível, permitindo o crescimento da equipe sem aumento de área. Além disso, foram projetados espaços de reunião circulares e semiabertos que garantem a equiparidade em qualquer formato ou atividade que se desempenhe. Além deles, espaços de apoio com inclusão universal foram criados para assegurar igualdade de usos de todos os gêneros.

Práticas de neuroarquitetura

Os arquitetos implantaram o conceito da neuroarquitetura para representar a essência e os valores da empresa Foto: Mauricio Moreno 

Atrelado à estratégia de workplace, os arquitetos implantaram o conceito de neuroarquitetura para representar a essência e os valores da empresa, aplicando elementos e formas biofílicas e orgânicas inspiradas nos elementos do campo e do negócio do cliente, bem como na brasilidade para escolha de materiais e cores.

O projeto apresenta um layout que se diferencia por iniciar, em todos os pavimentos, com um welcome lounge, e corredores e circulações sempre curvos revelam os detalhes do projeto e conectam os ambientes de maneira fluida, sem a presença de corredores fechados.

A escolha de espaços e elementos com formas predominantemente curvas visa elevar a percepção do conforto no projeto, uma vez que as formas orgânicas representam muito da concepção da própria natureza e como ela se desenvolve. Espécies frutíferas, arbustos, árvores e painéis biofílicos promovem leveza natural.

Projeto acústico

Para um bom desempenho acústico, foram escolhidos forros acústicos em formato de colmeia para a área de staff, elevando a acústica desses espaços. Materiais como madeira e tecidos naturais, além de cordas e muxarabis, se aliam às formas orgânicas.

Além disso, por meio da iluminação em LED personalizada, foram reforçados os caminhos e o encantamento de cada área, elevando o bem-estar e o engajamento dos colaboradores.

Entre os espaços que fazem referência ao campo – ramo da corporação – está o estúdio de gravação. Com grandes portas em madeira na cor do branding do cliente, promove a sensação de estar em um celeiro tecnológico em meio ao campo.

Os terraços selam de forma estratégica o conceito de campo na cidade, através do projeto de jardins e bancos curvos, mixados com mobiliários de trabalho para áreas externas, e mobiliários de descompressão para jardins, todos contornados por floreiras biofílicas integradas às floreiras-bancos.

Jogos para áreas externas, como futebol de bilhar e churrasqueira para eventos, configuram a oportunidade de esses terraços atenderem eventos de cunho corporativo e festivo.

Veja outras sedes corporativas na Galeria da Arquitetura:

Sede da Ultragaz, por Studio BR Arquitetura

Nova Sede do Mercado Livre no Brasil, por Athié Wohnrath + Estudio Elia / Irastorza (EEI)

WeWork Weihai Lu, por Linehouse

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área construída: 4.000 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados