Logo Construmarket
Banner

Casas Gêmeas

Casas Gêmeas
O escritório Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design projetou as Casas Gêmeas, dois projetos em um mesmo terreno em São Paulo (SP). Imagens: Maíra Acayaba
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas
Casas Gêmeas

Semelhanças arquitetônicas

Texto: Nuri Farias

O escritório Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design foi convidado por dois irmãos para projetar suas respectivas casas em um só terreno na cidade de São Paulo (SP). Apelidadas de Casas Gêmeas, as duas residências possuem o mesmo projeto arquitetônico, com apenas pequenos detalhes de programa e decoração que se diferenciam.

É uma casa que vem pronta. Investimos um pouco para abri-la para o ambiente Guilherme Ortenblad

A premissa para a construção partiu de soluções e materiais simples que suprissem as duas estruturas. Foram utilizados pré-fabricados, como blocos estruturais e lajes pré-moldadas, que facilitam e aceleram a execução da obra, além de apresentarem um bom resultado final.

Terreno geminado

O terreno de 10 x 30 m² era ocupado por um imóvel antigo, que foi demolido completamente por estar subaproveitado. Dessa forma, as Casas Gêmeas puderam ser implantadas com aproveitamento total do lote.

O arquiteto Guilherme Ortenblad, um dos autores do projeto, conta que, para desenvolver o programa geminado, foi otimizado o recuo que havia no meio das duas residências. “A legislação permite até 10 m de distância da casa ao lado. A partir disso tem toda a largura do ambiente”, explica.

O resultado foi uma sequência de ambientes sem espaço residual, integralmente aproveitados e longitudinais. Todos permitem a intercalação de pátios com áreas ocupadas, unindo o vazio ao cheio e desfrutando do terreno com uma densidade maior.

Os dois pátios são conjugados, porque as casas são espelhadasFoto: Maíra Acayaba

Apesar da semelhança arquitetônica, as Casas Gêmeas seguiram propósitos diferentes, cada uma com as características de seu morador.

O térreo da Casa 01 abriga uma sala de estar, um escritório-consultório, uma sala de jantar, uma cozinha e uma área de serviço nos fundos. No pavimento superior ficam dois dormitórios, uma suíte, um quarto com banheiro e uma sala íntima.

Os pátios têm um papel muito importante, conjugando tanto com a área externa quanto com a interna, porque aplicamos portas articuladas, principalmente nas salas de jantar e estar [...] Guilherme Ortenblad

A Casa 02 recebeu uma sala de estar mais contígua, um lavabo, uma cozinha e uma área de serviços nos fundos do piso térreo. Na parte de cima estão três dormitórios e outros dois com banheiro compartilhado, além de uma suíte.

Materiais e estruturas

As estruturas são todas em alvenaria estrutural e concreto. Por questão de iluminação, optou-se pela pintura branca para refletir mais a luz e iluminar melhor os ambientes.

Tanto as lajes como os blocos de concreto são elementos pré-fabricados, facilitando a montagem. Os partidos são simples, com as casas se apoiando nas paredes laterais e laje armada na transversal. As passarelas dos andares superiores são em laje moldada in loco, por terem mais recortes e vãos.

A madeira foi usada para deixar o clima mais acolhedor, principalmente nas áreas íntimas e nos decks dos corredores de transição entre os dois volumes. “Na entrada também tem um deck português. Na sala, por uma questão de praticidade e demanda do cliente, acabamos usando um porcelanato”, comenta Ortenblad.

As residências são banhadas de vidro, principalmente nas áreas dos pátios. A porta do banheiro vai do piso ao teto, proporcionando muita claridade e transparência. O ambiente conta também com uma banheira de vidro transparente.

Todos os ambientes conectam-se aos pátios, que proporcionam iluminação natural e amplitude aos espaçosFoto: Maíra Acayaba

A privacidade é obtida por venezianas, que conferem sombreamento às áreas intimas e certo dinamismo à fachada com uma composição geométrica que sempre muda a partir da rotina do morador.

Segundo o arquiteto, a estrutura das Casas Gêmeas é simples, com uma solução comum, que abusa do pré-fabricado e foge um pouco do artesanal. “É uma casa que vem pronta. Investimos um pouco para abri-la para o ambiente”, aponta.

Otimização da iluminação

Otimizar a iluminação em casas estreitas foi um dos processos mais dificultosos da obra, e uma das soluções encontradas foi aproveitar a luz proveniente dos pátios – que são conjugados, uma vez que as residências são espelhadas.

“Os pátios têm um papel muito importante, conjugando tanto com a área externa quanto com a interna, porque aplicamos portas articuladas, principalmente nas salas de jantar e estar. Eles fornecem uma transparência que dá amplitude às Casas Gêmeas, fazendo-as parecerem maiores do que realmente são”, conclui Ortenblad.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 293 m²
  • Área construída: 335 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados