O projeto arquitetônico da Casa Uruguai – de autoria do escritório Occa Urbana Arquitetura – buscou idealizar uma residência de veraneio, localizada em condomínio fechado na praia de Xangri-lá (RS).
O terreno tem 15 m x 30 m e a face sul privilegiada pelas belas visuais do lago. A residência está distribuída em dois pavimentos, com uma área social generosa para receber familiares e amigos, uma área de serviço bem equipada para as demandas dos visitantes e uma área íntima confortável e aconchegante.
O local de inserção possui condicionantes que favorecem ainda mais esse belo projeto, o sol circunda a casa durante o dia nos brindando com um incrível pôr do sol, refletido no lago e proporcionando sensações únicas.
Tendo como premissa a conexão interior e exterior, a casa é organizada em dois volumes. O térreo possui um living com pé-direito duplo e integrado com o gourmet, uma suíte de hóspedes e área de serviços. Partindo da premissa de conectar o estar gourmet com o estar externo e, consequentemente, com os visuais do lago, a varanda foi desenvolvida no mesmo nível da casa, garantindo conforto e amplitude para os espaços sociais.
No segundo pavimento estão dispostos quatro suítes, duas delas a sul, contempladas pela visuais do lago e as outras duas a norte, com os visuais das montanhas do litoral gaúcho. Por fim, há ainda um terraço íntimo para as horas de leitura e descanso à brisa do mar.
Tendo como premissa a conexão interior e exterior, a casa é organizada em duas barras. O térreo possui um living, com pé-direito duplo, integrado com o gourmet, uma suíte de hóspedes e os demais ambientes de serviço da casa. Partindo da premissa de conectar o estar gourmet com o estar externo e consequentemente com os visuais do lago, a varanda foi desenvolvida no mesmo nível da casa, garantindo conforto e amplitude para os espaços sociais.
No segundo pavimento estão dispostos quatro suítes, duas delas a sul, contempladas pela visuais do lago e as outras duas a norte, com os visuais das montanhas do litoral gaúcho. Por fim, há ainda um terraço íntimo para as horas de leitura e descanso à brisa do mar.
Sendo o churrasco e chimarrão marca cultural do estado, a integração dos espaços foi proposital, com o intuito de confraternizar nos momentos especiais de vivência da família. Além da tradicional churrasqueira, uma parrilha uruguaia traz todo o charme para a composição. Grandes vãos de abertura de piso a teto tornam a residência bem iluminada e ventilada, garantindo a eficiência energética.
A arquitetura elegante tem a volumetria em forma pura e a materialidade como grande destaque. A partir de elementos naturais, concreto aparente, pedra natural miracena amarela irregular e elementos amadeirados (em forma de painéis ripados) compõem a estética da residência, resultando beleza e contemporaneidade com funcionalidade, premissas sempre relevantes e de grande importância na criação dos projetos do escritório. As esquadrias, de perfil minimalista preto, são o contraponto de equilíbrio para as texturas naturais. O projeto de interiores a cargo do designer Juarez Cruz acompanha os conceitos do exterior, com o porcelanato fazendo referência ao concreto aparente, marcenaria em um elegante amadeirado e os mobiliários em uma base cinza com design sofisticado.
Veja outros projetos residenciais na Galeria da Arquitetura:
Residência EDG, por OTP Arquitetura
Casa MR, por Pascali Semerdjian Arquitetos
Casa 636, por CoDA arquitetos
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados