Um lote com inclinação de 25 metros de altura poderia ser mais um lugar receptivo apenas para as espécies que habitam a densa floresta da Praia do Prumirim, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo (SP). Mas a equipe do Apiacás Arquitetos reconheceu ali o local perfeito para construir uma casa que imerge na mata, desenhando visuais únicos por todos os lados.
Quando deram início ao projeto arquitetônico da Casa Prumirim, os arquitetos Acácia Furuya, Anderson Freitas e Pedro Barros precisaram encontrar uma forma de vencer o acentuado aclive do terreno que, acima de tudo, ficava próximo a uma área de preservação ambiental. Com a premissa arquitetônica de respeitar as áreas verdes, adotaram soluções condizentes com o entorno.
Acompanhando a topografia do lote, lajes de concreto maciço conformam a estrutura da morada. Ainda assim, os arquitetos tinham o desafio de estabelecer como seria realizado o acesso a essa residência que fica nas alturas. E eles encontraram duas maneiras: uma escada com mais de cem degraus e um engenhoso funicular (sistema de transporte apropriado para subir e descer grandes declives).
Este elemento é um dos maiores destaques do projeto. Construído com a ajuda do pai de Anderson, o engenheiro Antonio Carlos Freitas, o elevador funciona a partir de um motor elétrico de 6 Hp, que possui freio acoplado a um redutor, cuja função é potencializar o torque da máquina. E são os cabos de aço, presos ao tambor metálico, que puxam o carrinho para cima.
A Casa Prumirim acontece em dois pavimentos. No térreo organiza-se a área social (sendo sala de estar e cozinha junto à sala de jantar), bem como dois dormitórios. Já no piso superior alojam-se outros dois quartos.
Além das lajes de concreto marcarem o teto, as paredes do interior da casa ora são de madeira, ora de pedras, enquanto o piso ganha madeira ipê e os fechamentos recebem vidros em caixilhos de alumínio pintados de grafite. Dessa forma, todos os ambientes desfrutam da vista formada pela copa das árvores e pelo mar.
No mirante, que fica na cobertura, os volumes do banheiro e da lavanderia foram erguidos com as fôrmas de pinus, por sua vez reaproveitadas da própria obra.
Escritório
Termos mais buscados