Logo Construmarket
Banner

Casa Planície

Casa Planície
A imensidão da paisagem da planície localizada às margens úmidas do Arroio Pelotas, dá nome a residência implantada em partido arquitetônico de único pavimento. Imagens: Roberta Gewehr
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície
Casa Planície

Para contemplar a paisagem

Texto: Vitória Oliveira

A deslumbrante paisagem da planície de Pelotas (RS) dá nome a Casa Planície – assinada pelo escritório RMK! Arquitetura. O projeto arquitetônico combina o desejo dos moradores de ter uma morada com clima típico do interior em um único pavimento.

Os volumes implantados são distintos e, ao mesmo tempo, conectados por meio de uma passarela e de pátios internos que exploram as diferentes materialidades utilizadas no projeto. Esses pátios também preservam o espaço exterior constantemente presente no habitar da casa.

Materialidade evidenciada

As amplas superfícies opacas que se apresentam, ora como muros em pedras da região, ora como concreto aparente, contrastam com a leveza proporcionada pelos grandes vãos possibilitados pelas estruturas de aço corten.

Já os painéis ripados e brises verticais em madeira controlam a luminosidade incidente sobre os planos envidraçados, permitindo o controle da privacidade dos espaços.

A integração dos ambientes é possível devido a porta de correr entre os espaços Foto: Roberta Gewehr 

A cobertura inclinada, ao centro da casa, destaca-se da horizontalidade do conjunto e potencializa a luz solar para dentro das áreas sociais. Os pergolados em madeira e aço corten permitem maior integração dos ambientes internos com o espaço exterior, possibilitando a criação de áreas externas sombreadas e aconchegantes.

O conceito do projeto está refletido no projeto de interiores: um lugar para estar, para receber, para ficar, um refúgio. Os tons neutros, a rusticidade do concreto aparente presente no piso, na parede e na bancada do gourmet, o toque dos tecidos naturais e o calor da madeira se misturam à sutileza dos detalhes presentes na delicadeza da marcenaria e dos ladrilhos hidráulicos, desenhados exclusivamente para o projeto.

O time do RMK! buscou explorar cores, texturas e aconchego em uma residência com 507 m². A área social se integra à varanda ajardinada, tornando o espaço ideal para receber amigos e apreciar o jardim aos fundos. O sofá com design clássico acrescenta um tom elegante e imponente, auxiliando a separar o espaço da sala de jantar e da cozinha.

Veja outros projetos residenciais na Galeria da Arquitetura:

Residência DMG, por Ruschel Arquitetura e Urbanismo

Casa Cumaru, por Raffo Arquitetura

Casa Angular, por Stemmer Rodrigues

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Conclusão da obra: 2021
  • Área construída: 507 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados