A arquitetura contemporânea e livre empregada na Casa ML teve como objetivo principal enfatizar o convívio social da família, residente no Morumbi, zona sul de São Paulo.
A partir de um terreno de 846 m², os arquitetos Heitor Tonissi e Ricardo Gardinal, do escritório Plareng, desenharam uma morada completamente aberta para o exterior, onde se encontram a piscina, o jardim e a área de lazer.
Coerente à racionalidade dos aspectos funcionais, a forma da residência se constituiu simples, como um grande paralelepípedo branco conjugado de maneira harmoniosa e proporcional aos vazios dos caixilhos e a outro bloco menor que abriga a escada secundária.
A residência é distribuída em três níveis principais, sendo que a entrada acontece pelo corredor lateral à esquerda que conta com um projeto de paisagismo delicado.
“Após caminhar por corredor cercado de bela vegetação o usuário é transportado através de grandes platôs em um nível pouco acima do da rua atingindo o hall de entrada principal da casa. Adentrando, se depara de maneira surpreendente com o grandioso espaço livre composto de vários ambientes em laje solta do solo a quase seis metros e consequentemente com o ‘estouro’ visual propiciado pela integração com a paisagem externa capaz de levar a vista à longa distância”, comenta Heitor Tonissi. Destaca-se ainda a possibilidade de acessar diretamente as áreas sociais do pavimento inferior por escada exterior integrada aos platôs.
Sob o balanço da varanda estão cozinha gourmet, churrasqueira, home theater e sauna – tudo junto à piscina e jardins e isento de bloqueios visuais. Aproveitando-se da orientação solar, implantou-se também no pavimento térreo a área de serviços voltada para o sul – porção frontal/direita do lote.
Dessa forma, cozinha, copa, lavanderia, depósito, sanitário e outros espaços de serviços foram posicionados próximo à rua, para facilitar a rotina de funcionamento e liberar completamente as atividades sociais através do living.
Cortando a sala contínua está a escada solta, desenhada em estrutura metálica e vidro. Ela dá acesso aos dois pavimentos superiores; o primeiro abriga cinco suítes (sendo a última estrategicamente posicionada na parte alta da projeção da porção norte do lote privilegiando, além da insolação, a bela vista da cidade), sala de TV e escritório.
Na cobertura, cujo acesso se dá através de escada secundária de serviço, foi instalada toda a infraestrutura técnica; ar-condicionado, reservatórios, gerador, segurança, aquecimento solar e a gás. Nesta ala de serviço, no pavimento superior, encontra-se ainda abrigo específico para os sistemas de automação (luz, som, dados etc.), tornando a casa totalmente conectada à vida contemporânea.
Escritório
Termos mais buscados