Situada em Passo Fundo (RS), a Casa E+N foi projetada para um casal de gaúchos aposentados, que sonhavam em deixar um apartamento para morar em uma casa com jardim e com espaço suficiente para fazer uma horta. Por ib22 Arquitetos.
O desenho é, basicamente, um paralelepípedo branco com 180 m² que se abre organicamente, conectando o interior e o exterior através dos pátios e varandas. Este elemento branco é colocado em um terreno inclinado, com uma parede preta que faz o contato com a inclinação.
O projeto está dividido em três áreas bem definidas: área de serviço (cozinha e lavanderia), área social (salas de estar e jantar) e a área íntima (dormitórios). A área da cozinha é integrada com a sala de estar, com uma ilha de cozinha aparecendo como o elemento principal. Foi proposta uma distribuição aberta e flexível com poucos corredores.
Os espaços mais frequentados pelos moradores foram colocados na fachada norte (que está orientada para o hemisfério sul), para que houvesse maior incidência de radiação solar durante o período de inverno. No verão, que a radiação solar é bastante agressiva, se pensou em uma grande viga na varanda com orientação ao norte, para proteger da radiação solar direta que permeia por toda a sala de estar.
E na área de lazer, o jardim dos fundos foi projetado com três níveis diferentes, devido à inclinação do terreno na direção transversal. Essas plataformas levam a um porão, localizado no fundo da casa, onde está localizado o depósito de água pluvial, que se reutiliza para irrigação e para os vasos sanitários. No telhado estão os tubos de aquecimento solar para água, o reservatório de armazenamento de água potável e o retorno da água da chuva.
A ventilação cruzada foi priorizada, com grandes janelas voltadas para norte e sul e na fachada leste, com o uso de janelas oscilobatente, usando 100% de abertura durante o verão, e no inverno, com a possibilidade de ventilação higiênica. Além disso, possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência.
Toda a casa foi projetada para obter maior economia de energia, iluminando os espaços interiores através da luz natural que vem das grandes aberturas e das janelas adjacentes zenitais no corredor dos quartos, além disso, todas as lâmpadas são de LED.
Foi construída com laje maciça de pavimento e cobertura, com o acabamento em telhas de aluzinco sanduíche (alumínio + isolamento térmico), esquadrias de PVC com vidros duplos e com a laje de pavimento ventilada, ajudando a evitar a possíveis umidades do solo, e aumentando o isolamento térmico.
Os elementos vazados em duas das fachadas filtram as vistas e ajudam a melhorar a privacidade, além de lançar sombras e vazar a luz para o interior, protegendo essas fachadas da radiação solar e permitindo ventilação no interior da morada.
Escritório
Termos mais buscados