A Casa Contêiner RD está inserida no Morro São Caetano, em Porto Alegre (RS), que é um dos locais mais altos da cidade. O projeto surge pela paixão do morador – um metalúrgico – por estruturas metálicas. Ele sonhava em atuar na execução de seu próprio lar, empregando soluções diferentes e com um design industrial.
A ideia inicial sugerida pelo proprietário – de reutilizar e ressignificar containers marítimos – foi aprovada pelo escritório KS arquitetos, que foi convidado a desenvolver um projeto instigante. Outro fator que norteou a escolha foi a otimização da obra, rápida execução e facilidade de processos de montagem.
O grande potencial desses módulos metálicos resultou em um projeto com estruturas empilhadas e invertidas que promovem grandes balanços e momentos atípicos.
“A inspiração aconteceu durante uma pesquisa, ao ver uma imagem emblemática de um grande navio que estava repleto de containers e todos empilhados de forma desordenada”, conta a equipe do escritório KS arquitetos.
O grande cenário é revelado através dos caixilhos de vidro que se abrem para a área externa de preservação que fica à frente do terreno. Acontece igualmente no volume em balanço, onde fica a suíte master, que está direcionado para o rio Guaíba e para o pôr do sol encantador. Os elementos assimétricos proporcionam diferentes ângulos da paisagem.
Além da orientação e da localização, o terreno é bem provido de medidas generosas. Sua configuração permitiu que os arquitetos explorassem a rotação dos módulos sem que a residência se aproximasse das casas vizinhas.
No projeto, o escritório explorou a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência. E mesmo com essas grandes aberturas, a intimidade da família foi preservada.
O terreno também possui um aclive acentuado, configurando um pavimento semienterrado, onde está a garagem. Esse volume, devido ao contato com o solo, foi feito com estrutura de concreto pré-moldado.
Para realçar o design industrial, os arquitetos mantiveram na fachada a estrutura metálica aparente. Marcando a passagem da área externa para a interna, destacam-se duas portas originais de containers.
No interior, as paredes e forros foram revestidos com gesso acartonado para garantir um bom desempenho termoacústico. Já o piso, após o nivelamento com placas de OSB e camada regularizadora, receberam piso vinílico. E as paredes internas revelam a estrutura original, mantendo a ideia de um projeto singular que foi construído como uma grande torre de containers sobrepostos assimetricamente.
Veja outros projetos de containers na Galeria da Arquitetura:
Refúgio Cainã, por Bruno Zaitter arquiteto
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados