> > > Consenso

Consenso

Consenso
Para acomodar confortavelmente colaboradores e clientes, a sede paulistana da Consenso possui diversas salas de reunião e uma circulação independente desde a recepção Foto/Imagem:Edson Ferreira

Conforto corporativo

O cuidado com o design de todas as áreas, desde os grandes espaços abertos e transparentes até as zonas de convivência, como o café, é o grande diferencial do projeto arquitetônico da sede paulistana da Consenso, empresa especializada em gestão de patrimônio.

Segundo José Cláudio Falchi, arquiteto titular da Falchi Arquitetura, a ideia era desenvolver um espaço que atendesse às necessidades da instituição. Como eles recebem um fluxo intenso de clientes, foi imprescindível disponibilizar diversas salas de reunião, além de estabelecer uma circulação independente desde a recepção e uma área de staff confortável.

De acordo com Falchi, assim como nos demais empreendimentos corporativos concebidos pelo escritório, o objetivo do projeto da Consenso não visava apenas suprir as demandas técnicas e ambientais dos clientes, mas também criar uma imagem corporativa forte para a associação. “São espaços marcantes que permanecem na memória de quem os visita”, objetiva.

Características arquitetônicas

A junção dessas propostas resulta em um escritório corporativo com visual contemporâneo, elegante, sem ostentação, mas que apresenta traços peculiares, como o uso de cores quentes, madeiras e tecidos nas paredes, além do piso de porcelanato e as divisórias de vidros. “Vale ressaltar também sobre a disposição do layout que pode ser facilmente modificado, caso seja necessário ao longo do tempo”, relembra José Claudio Falchi.

As áreas de trabalho da Consenso são todas separadas por vidros, inclusive com a diretoria, então todos se veem e trabalham integrados. Enquanto isso, as áreas de recepção, circulações, estar e de reuniões receberam um projeto específico que possibilita a regulagem da intensidade de luz e a criação de cenários através da iluminação.

Foi desenvolvido um projeto de iluminação específico para as áreas de recepção, circulações, estar e reuniões, que possibilita a regulagem da intensidade e a criação de cenários Foto: Edson Ferreira

Tendo em vista o cuidado especial com o isolamento acústico entre os ambientes, as paredes foram revestidas com drywall, e, através dos painéis acústicos e dos tecidos, o projeto ganhou ainda mais eficiência.

Projeto sustentável

Para climatizar os setores, foi implantado um sistema de ar-condicionado específico, conhecido como VAV (Volume de Ar Variável), cujo mecanismo é composto por válvulas de vazão que possuem um termostato individual. Quando conectadas eletronicamente a um computador para controle do fluxo de ar, essas válvulas dirigem a temperatura exata para cada ambiente, de acordo com a necessidade. Assim, o sistema é capaz de regular a quantidade de ar, bem como de reaquecê-lo.

Por isso, a tecnologia acarreta economia de energia e é ideal para projetos com salas fechadas, como é o caso da Consenso.

Juntamente com as telas solares instaladas nas janelas, é possível controlar a entrada de luz natural e minimizar o uso da iluminação artificial, que por sua vez utiliza apenas lâmpadas de LED. “A questão da sustentabilidade vem do próprio edifício, que tem certificado LEED”, expõe Falchi.

Outras soluções tecnológicas foram adotadas, como controles de acessos geral e específicos nas áreas sensíveis, sistemas de alarme e monitoramento contra incêndio.


Escritório

Falchi Arquitetura4 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Área construída: 570

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo