O Restaurante Orgaz, projetado pelo escritório espanhol Zooco Estudio, está localizado na cidade de Madrid, na Espanha. “Os proprietários nos apresentaram a ideia de um estabelecimento sóbrio, mas que fosse atraente para todos. E foi essa premissa que seguimos para desenvolver o projeto arquitetônico”, conta o arquiteto Miguel Crespo Picot.
A fachada do restaurante é composta por vidro, estrutura metálica e portas deslizantes, as quais permitem completa abertura para a rua, reforçando o caráter urbano e receptivo do estabelecimento. Essa transparência favorece a integração entre o externo e o interno.
Os materiais utilizados no do projeto de interiores do Restaurante Orgaz seguem a mesma linha da arquitetura exterior. Na parte de fora da área de serviços, foram usados pisos em composição com madeira. Para fazer a transição entre esses diferentes acabamentos, os arquitetos aplicaram um mosaico com o emblema da casa em tons de verde. "No interior da área de serviços, a projeção vertical foi feita com azulejos hexagonais na cor branca”, completa Picot.
Todos os serviços do Restaurante Orgaz, como o bar, a cozinha, o sistema de câmeras, a loja, os vestiários e os banheiros, ficam hospedados em um volume puro anexado no interior da estrutura. Com isso, a fachada envidraçada fica totalmente liberada, ao longo da qual são gerados espaços distintos, cada um com uma característica própria.
“Desenvolvemos o volume da área do restaurante com madeira maciça permeável de grande estrutura. Esse material é composto por elementos verticais e horizontais, por meio de pórticos, que modulam ao longo de seu perímetro. As ripas giratórias de madeira permitem controlar o visual formado pelo bar, a área de convivência e a cozinha”, explica o arquiteto.
Cômodos brancos, mesas-redondas, bar, recepção, salão, espaço de convivência, tudo é protegido pela estrutura de madeira. O balcão do bar foi feito em mármore branco, articulado com os pés e o friso de madeira do volume total.
Escritório
Termos mais buscados