Logo Construmarket
Banner

Restaurant at Hotel Azul

Restaurant at Hotel Azul
O destaque do Restaurant at Hotel Azul, na Espanha, é o limoeiro no centro do pátio principal, que para o escritório Zooco Estudio deixa o ambiente com a sensação de “ao ar livre”. Imagens: Orlando Gutierrez
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul
Restaurant at Hotel Azul

Vegetação em evidência

Texto: Nuri Farias

É em uma pequena vila em Suances, um município da Espanha na província e comunidade autônoma da Cantábria, que se encontra o charmoso Restaurant at Hotel Azul, de autoria do escritório espanhol Zooco Estudio. Ele chama a atenção pela simplicidade de seu mobiliário e decoração de linhas harmoniosas. Os arquitetos Miguel Crespo Picot, Javier Guzmán Benito e Sixto Martín Martinez criaram pontos nítidos usando cores primárias e quentes, como o vermelho e amarelo.

O projeto surgiu da proposta de remodelação do antigo espaço gastronômico do Hotel Azul em diferentes espaços: café, restaurante e lobby. “No espaço inicial faltava hierarquia, tanto do ponto de vista estético como de espaço e, nestas circunstâncias, uma transformação total foi levantada”, explicam os autores. Com isso a reforma foi divida em dois elementos que moldaram o cenário.

Reestruturação livre em madeira

O primeiro passo constituiu na inserção de uma grande barra central sob o feixe de luz, responsável indiretamente pela criação de uma claraboia, que é o ponto de partida e de origem do projeto. O toque natural e a sensação de liberdade devem-se ao marco visual do limoeiro que está sob a abertura, deixando o ambiente semelhante a um pátio ao ar livre.

“A gama de cores deste conjunto é composta por dois planos horizontais feitos de materiais naturais: corda e madeira para dar calor; e planos verticais brancos que dão luz”, completam.

O segundo elemento de remodelação foi a forma do telhado falso. Feito com cordas retiradas do próprio pátio, ela marcou o uso dos diferentes espaços. Além disso, a modificação do salão foi concluída com uma grande pista de madeira que, construída paralelamente ao plano das cordas do teto, reflete a linearidade e o cromatismo. Para o escritório essas diferentes superfícies verticais são posicionadas para iluminar os ambientes.

Eficiência térmica

Miguel, Javier e Sixto apontam o conceito do restaurante como o espaço que gira em torno do pátio central, com um teto plano, cordas, piso de madeira e uma reforma abrangente. A árvore no pátio central transformou-se no ícone do projeto. Para os arquitetos, a luz natural fornecida por todos esses elementos caracteriza cada canto de uma maneira diferente.

Design realizado

A madeira, a corda e a vegetação são predominantes no Restaurant at Hotel Azul, por isso, o escritório Zooco Estudio se baseou em um pátio central com ampla iluminação, diferentes usos, espaços multifuncionais e design simples e prático. ”Tudo de acordo com o pedido dos proprietários”, finalizam os arquitetos Miguel Crespo Picot, Javier Guzmán Benito e Sixto Martín Martinez.

Escritório

  • Local: CA, Espanha
  • Início do projeto: 2014
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área construída: 500 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados