É em uma pequena vila em Suances, um município da Espanha na província e comunidade autônoma da Cantábria, que se encontra o charmoso Restaurant at Hotel Azul, de autoria do escritório espanhol Zooco Estudio. Ele chama a atenção pela simplicidade de seu mobiliário e decoração de linhas harmoniosas. Os arquitetos Miguel Crespo Picot, Javier Guzmán Benito e Sixto Martín Martinez criaram pontos nítidos usando cores primárias e quentes, como o vermelho e amarelo.
O projeto surgiu da proposta de remodelação do antigo espaço gastronômico do Hotel Azul em diferentes espaços: café, restaurante e lobby. “No espaço inicial faltava hierarquia, tanto do ponto de vista estético como de espaço e, nestas circunstâncias, uma transformação total foi levantada”, explicam os autores. Com isso a reforma foi divida em dois elementos que moldaram o cenário.
O primeiro passo constituiu na inserção de uma grande barra central sob o feixe de luz, responsável indiretamente pela criação de uma claraboia, que é o ponto de partida e de origem do projeto. O toque natural e a sensação de liberdade devem-se ao marco visual do limoeiro que está sob a abertura, deixando o ambiente semelhante a um pátio ao ar livre.
“A gama de cores deste conjunto é composta por dois planos horizontais feitos de materiais naturais: corda e madeira para dar calor; e planos verticais brancos que dão luz”, completam.
O segundo elemento de remodelação foi a forma do telhado falso. Feito com cordas retiradas do próprio pátio, ela marcou o uso dos diferentes espaços. Além disso, a modificação do salão foi concluída com uma grande pista de madeira que, construída paralelamente ao plano das cordas do teto, reflete a linearidade e o cromatismo. Para o escritório essas diferentes superfícies verticais são posicionadas para iluminar os ambientes.
Miguel, Javier e Sixto apontam o conceito do restaurante como o espaço que gira em torno do pátio central, com um teto plano, cordas, piso de madeira e uma reforma abrangente. A árvore no pátio central transformou-se no ícone do projeto. Para os arquitetos, a luz natural fornecida por todos esses elementos caracteriza cada canto de uma maneira diferente.
A madeira, a corda e a vegetação são predominantes no Restaurant at Hotel Azul, por isso, o escritório Zooco Estudio se baseou em um pátio central com ampla iluminação, diferentes usos, espaços multifuncionais e design simples e prático. ”Tudo de acordo com o pedido dos proprietários”, finalizam os arquitetos Miguel Crespo Picot, Javier Guzmán Benito e Sixto Martín Martinez.
Escritório
Termos mais buscados