Projetada pelo time do Zooco Estudio, a Casa M4 é resultado da combinação de dois volumes suspensos orientados na mesma direção e um posicionado sobre o chão. O projeto com 430 m² de área construída está localizado em Madri, na Espanha.
O principal objetivo dos arquitetos foi obter máximo aproveitamento do ambiente natural, e o posicionamento de dois volumes em local elevado trouxe uma vista impressionante da floresta ao sul. A paisagem é repleta de pinheiros, carvalhos e cedros.
Os três volumes combinados com concreto aparente e vidro resultaram em um projeto contemporâneo. Grandes aberturas garantiram a entrada da ventilação cruzada, mantendo um clima agradável dentro dos ambientes. Além disso, proporcionaram iluminação natural.
Os dois volumes suspensos oferecem cobertura à espaçosa varanda que se estende até a piscina, complementando a integração visual.
A orientação dos volumes permitiu a criação de grandes aberturas em duas elevações e, do lado oposto, paredes sólidas que facilitaram a acomodação dos elementos estruturais e, além disso, conferiram privacidade aos moradores.
Vale destacar as diversidades entre as fachadas norte e sul e leste e oeste: as primeiras são leves e abertas à natureza, enquanto as segundas são rústicas. Elas foram inspiradas no perfil do tipo de casa e na relação com o ambiente.
Com o propósito de expressar a ideia de força e rigidez em contraste com os balanços, todos os volumes são finalizados em calcário.
“O projeto resultou em uma tríade de volumes articulados, um sobre o chão e dois suspensos. Eles propiciaram proteção, abrigo na varanda e conexão com a natureza”, conta o time de arquitetos do escritório.
Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados