Ciência inovadora, tecnologia limpa e senso estético apurado fazem parte da Graded School, São Paulo, projetada pelo arquiteto Siegbert Zanettini. Partindo do conceito de uma Escola Parque, repleta de praças cobertas e arborizadas, ideais para a aprendizagem e a troca de conhecimentos, o projeto integra um conjunto de obras consagradas no World Green Building Council 2012, a premiação internacional de ecoeficiência. “100% contemporânea, a elaborada construção propõe um grande e equilibrado encontro entre dois mundos: o da máquina e o do homem. Ambos harmonizados pela sensibilidade, tendo o homem e o uso como referências”, reflete o arquiteto Zanettini.
Misto de reforma e construção, o objetivo principal foi adequar as instalações da escola para Era imprescindível preservar edifícios existentes e a vegetação do lugar. Havia, também, uma grande variação de níveis de acesso, o que pediu a revisão cuidadosa dos planos dos pavimentos e consequente acessibilidade a todos os locais Siegbert Zanettini comportar um número crescente de alunos – um total de 1700. Zanettini explica que era primordial ao projeto das novas instalações considerar requisitos de sustentabilidade, além de novas necessidades programáticas, como espaços colaborativos, centros de multimídia, laboratórios de ciências, entre outras. “Examinamos também a necessidade de eliminar as filas de carros dos pais nas ruas durante os horários de entrada e saída dos estudantes”, ressalta. Para isso, projetamos a ampliação do estacionamento, atualmente com capacidade para 547 veículos e área coberta para embarque e desembarque.
Serão reformados o edifício ocupado pela biblioteca, o prédio da Lower School e o auditório. Os demais existentes serão demolidos dando lugar a novas edificações: Lower School, Middle School, High School, Administração, Student Center, Ginásio, Campos de futebol, além do estacionamento. Também está prevista a ampliação do auditório, restaurante e Art Center.
As edificações do complexo foram conectadas por um eixo principal de circulação composto por dois pátios abertos e pelo playground da Lower School. Os pátios preservam a rica arborização existente – com mais 900 árvores – e criam um espaço de encontro, estudos e a realização de atividades didáticas, para onde se voltam os terraços das salas de aula.
O arquiteto acentua que a solução permite total integração entre ambiente externo e salas de aula, terraços e pátios internos. Entre as salas de aula e os terraços há apenas divisórias de vidro, e, a cada seis salas de aula, existe uma área própria de colaboração possível de ser adicionada à circulação do pavimento.
A implantação dos novos prédios exigiu que a equipe de arquitetos vencesse algumas dificuldades. “Era imprescindível preservar alguns dos edifícios existentes e a vegetação do lugar. Havia, também, uma grande variação de níveis de acesso, o que pediu a revisão cuidadosa dos planos dos pavimentos e consequente acessibilidade a todos os locais”, revela Siegbert Zanettini.
Para facilitar a manutenção da escola, foram especificadas no projeto de iluminação lâmpadas de vida útil prolongada e luminárias padronizadas. A luz artificial será distribuída em circuitos paralelos às janelas, principalmente nas salas de aula, como um complemento à luminosidade natural. De olho na economia de energia, os arquitetos projetaram um sistema automatizado, no qual as luzes artificiais acendem-se à medida que a claridade externa vai embora. Primeiro funcionam os circuitos mais afastados das janelas; depois, os mais próximos.
Ao lado do projeto de automação predial e de controle de segurança – fundamentais para a Executada em menos tempo, a estrutura de aço é ideal. Assim conseguimos minimizar os impactos da obra no funcionamento da escola Siegbert Zanettini economia energética – está a sustentabilidade, marcante em toda a infraestrutura da escola. Coberturas verdes na maioria das edificações, aproveitamento de água de chuva e previsão de reaproveitamento de águas cinzas são alguns dos quesitos que fazem parte da Graded School.
Outras estratégias passivas de conforto térmico como ventilação natural, brises no sombreamento de aberturas, acabamento em cores claras nas paredes dos edifícios e aproveitamento de iluminação natural transcendem o interior dos edifícios refletindo-se na estrutura e nos materiais da própria fachada. Externamente, a arquitetura exibe estrutura metálica aparente, esquadrias de alumínio com vidro laminado e fechamentos de alvenaria com revestimento de granulado Fulget, que contribuem para a sustentabilidade da obra.
A preocupação em ter uma construção limpa se reflete no uso de materiais duráveis e facilitadores da manutenção, e na estrutura metálica dos principais edifícios. “Optamos por uma tecnologia construtiva extremamente limpa. A estrutura de aço, por ser de rápida execução, é adequada para este caso porque a escola continuará funcionando durante a reforma e construção. Executada em menos tempo, conseguimos minimizar o impacto da obra no funcionamento escolar”, explica Zanettini.
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