Logo Construmarket
Banner

Hospital Mater Dei Salvador

Hospital Mater Dei Salvador
O terreno de curvatura acentuada, na parte alta do Rio Vermelho, foi visto por Siegbert Zanettini como uma oportunidade de fazer algo diferente. Imagens: Divulgação Zanettini Arquitetura
Hospital Mater Dei Salvador
Hospital Mater Dei Salvador
Hospital Mater Dei Salvador
Hospital Mater Dei Salvador
Hospital Mater Dei Salvador
Hospital Mater Dei Salvador
Hospital Mater Dei Salvador
Hospital Mater Dei Salvador

Complexo hospitalar

Texto: Vitória Oliveira

O terreno de curvatura acentuada, na parte alta do Rio Vermelho, foi visto por Siegbert Zanettini como uma oportunidade de fazer algo diferente. Por isso, o complexo hospitalar que será instalado em localização tradicional de Salvador – junto à faixa litorânea –, nasce com partido cilíndrico e quartos com vista do mar. A edificação, que será concluída em 2022 na capital baiana, segue princípios de sustentabilidade e humanização. Prioriza ventilação e iluminação naturais, bem como aberturas para áreas ajardinadas – tudo com um propósito comum: proporcionar bem-estar.

O Hospital Mater Dei Salvador – a quarta unidade da rede Mater Dei de Saúde – teve seu projeto desenvolvido por Zanettini Arquitetura. O conceituado escritório, que também é autor dos hospitais Mater Dei Contorno e Mater Dei Betim (ambos em Minas Gerais), propôs um desafio: um edifício em forma cilíndrica.

Com a implantação, os arquitetos tiraram proveito do terreno que fica na parte mais alta do Rio Vermelho e com curvatura acentuada, privilegiando a vista de 180° para a orla de Salvador (BA) e para os Faróis da Barra e de Itapuã.

Na proposta, que conta com área de mais de 61.188 m² e 24 pavimentos, estão organizados os espaços de atendimento; 369 leitos; 40 Centros de Terapia Intensiva para adultos (CTI) e 40 Unidades de Terapia Intensiva pediátrica (UTI); 21 salas cirúrgicas e obstétricas; pronto socorro adulto e infantil; centros de oncologia e medicina diagnóstica; e estacionamento com mais de 740 vagas, além de heliponto. O estacionamento também tem um detalhe peculiar: como o subsolo era rochoso, os 7 pavimentos de garagem foram posicionados acima de outros três pavimentos.

Na imagem, a área de espera da pediatria Foto: Divulgação Zanettini Arquitetura 

O setor de internação será distribuído em nove pavimentos do edifício de 100 m de altura – e provido com mais de 280 leitos de internação orientados à belíssima vista para o mar. A alternativa consiste em um desejo de amenizar o sofrimento de cada paciente.

Por situar-se no centro de três vias circundantes, a equipe idealizou o acesso principal de pedestres, veículos e ambulâncias pela avenida Vasco da Gama. Já as operações de carga e descarga pela rua Doutor Rômulo Serrano. E a saída, que fica em um nível elevado, pela avenida Anita Garibaldi.

Além do projeto principal do hospital, o escritório desenvolveu o do centro médico. O edifício hospitalar, que terá 9.944 m², 19 pavimentos e 62 consultórios, será destinado ao atendimento de funções complementares. Além disso, contará com setor administrativo e auditório para cursos, palestras e conferências.

A estrutura metálica adotada para todo o complexo acompanha a condição radio-concêntrica com solução mista aço-concreto.

Todas as normas técnicas (segurança, acessibilidade, setorização, fluxos e sustentabilidade) foram respeitadas. O complexo apresenta uma praça descoberta com jardins, capela ecumênica e local de deambulação de pacientes. A fluidez – que vai do térreo aos blocos superiores de internação – é notória no projeto. Todas as áreas foram bem sinalizadas com sistemas de comunicação, controle e operação.

Veja outros projetos de hospitais na Galeria da Arquitetura:

Hospital Pediátrico Pro Criança Cardíaca Jutta Batista, por RAF Arquitetura

HCOR - Edifício Dr. Adib Jatene, por Minerbo-Fuchs

Hospital Copa Star, por RAF Arquitetura

Escritório

  • Local: BA, Brasil
  • Início do projeto: 2020
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área construída: 73.000 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados