Ao convidar o escritório Zaira Hoffmann Schlieper para construir o Chalé Alpino em Gramado (RS), os proprietários tinham em mente construir uma residência aconchegante com arquitetura típica de montanha combinada ao estilo americano.
“Na concepção do projeto buscamos a beleza e a harmonia através de materiais e cores, mas sempre dando prioridade ao conforto no ambiente construído”, conta a arquiteta Zaira Hoffmann Schlieper.
Para integrar a casa com a paisagem e voltá-la para um lindo vale, o escritório procurou aproveitar o grande desnível do terreno, fazendo a implantação no lote de forma equilibrada e sempre buscando a melhor orientação solar.
O escritório utilizou amplas aberturas de vidro, para que fosse possível obter bastante luz natural e deixar a casa mais iluminada.
Externamente, foi usado reboco clapboard na parte superior. Na parte inferior e no revestimento da chaminé da lareira, destacam-se os tijolos de demolição e as pedras da colônia tipo taipa. As esquadrias são todas em PVC, o que permite uma grande vedação, com vidros duplos. A cobertura foi feita com telhas Shingle.
“Buscando utilizar novas técnicas construtivas, executamos externamente com alvenaria de tijolos maciços e de concreto celular, além de alvenarias duplas e isoladas com placas de poliestireno entre elas”, relata a arquiteta.
Um lindo jardim externo e a varanda frontal servem de acesso ao hall de entrada, que por sua vez está integrado à sala de estar, no pavimento térreo. A integração, aliás, foi uma das preocupações do escritório, de forma que os proprietários pudessem receber amigos e familiares com conforto e espaço.
Assim, sala de jantar, sala de estar e cozinha são totalmente conectadas, sendo separadas apenas por um balcão tipo bar. A sala de estar conta com lareira revestida com pedras da colônia. A sala de jantar dá acesso ao pergolado externo lateral, feito de madeira, e também à piscina.
Em todos esses ambientes internos foi utilizado forro com gesso e vigas de madeira grápia em sua cor original.
Do térreo se tem acesso ao subsolo, onde ficam garagem e área de serviço. A escada interna (feita de concreto e revestida com madeira) e o elevador conduzem, também, ao pavimento superior, onde estão as três suítes e a sala de TV.
“Colocamos mansardas nas suítes dos filhos e na parte dos fundos. Na área externa dos dormitórios usamos aberturas em PVC e tampões em madeira, de forma esses ambientes fiquem escuros durante a noite, mas também recebam ventilação natural. Além disso, todas as esquadrias possuem tela para evitar entrada de insetos”, explica Schlieper.
A decoração dos ambientes internos e a composição do jardim foram feitas pela arquiteta em conjunto com os proprietários. A casa foi planejada nos mínimos detalhes para que os ambientes fossem amplos e perfeitamente distribuídos.
Veja, na Galeria da Arquitetura, outros projetos de casa de montanha:
Residência em Samambaia, de Rodrigo Simão Arquitetura
Casa RS, de Marcos Herrera Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados