Logo Construmarket
Banner

Zhongshuge

Zhongshuge
A livraria Zhongshuge foi projetada por X+Living para representar o cruzamento das ruas do centro de Xangai (China), mas com um ambiente relaxante para seus leitores. Imagens: SHAO Feng
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge
Zhongshuge

Do caos à calmaria

Texto: Nuri Farias

Assim como os milhares de livros de suas estantes, a livraria Zhongshuge foi construída a partir de uma história. Os proprietários convidaram o escritório chinês X+Living para representar na arquitetura o cruzamento das ruas e as luzes aleatórias de neon que compõem o movimentado centro de Xangai, no distrito de Jing'na (China).

O programa foi organizado em 1000 m², no 4º andar do shopping center Réel Mall.

Layout

Por mais que a Zhongshuge tenha características urbanas e esteja localizada em um dos centros mais movimentos do país, ao entrar na livraria, o cliente é envolvido por um universo tranquilo e sem grandes movimentos. “Os detalhes criaram diversas conexões entre os livros e os leitores”, comenta LI Xiang, responsável pelo projeto de interiores.

A entrada é marcada por um grande pano de vidro que permite a comunicação visual do exterior com o interior, e vice-versa. Assim, quem passa na frente da livraria é fisgado pela curiosidade e pela beleza do espaço interior.

Cruzando a porta envidraçada está o primeiro ambiente da livraria. Algumas de suas paredes foram revestidas por pequenos tubos circulares brancos, que podem se retrair para dentro e para fora, para moldar diferentes formatos com flexibilidade.

Esse ambiente remonta à ideia de uma praça em meio a cidade Foto: SHAO Feng

A atmosfera ganhou decoração em tons branco e cinza, além de detalhes característicos. Por exemplo, faixas de pedestres foram pintadas no chão como se o leitor atravessasse uma rua, indo de uma estante de livros para outra. Além disso, as luminárias são retangulares e fazem referência às sinalizações de trânsito.

Mais à frente, seguindo por um longo corredor, há outro espaço de leitura, mas com bancos e cadeiras para que o leitor possa sentar para ler e descansar. Esse ambiente remonta à ideia de uma praça em meio a cidade.

Os tetos foram revestidos com espelhos. O modo como as estantes são projetadas traz ao leitor a sensação de caminhar por uma cidade de livros.

O fundo da Zhongshuge ganhou um bar/restaurante/café para receber os clientes durante uma pausa nas compras.

Leia mais sobre livrarias na Galeria da Arquitetura:

Livraria Saraiva, por Studio Arthur Casas

Livraria Cultura - São Paulo, por studio mk27

9¾ Bookstore + Café, por Plasma Nodo

Escritório

  • Local: XA, China
  • Conclusão da obra: 2016
  • Área construída: 1000 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados