Como todas as casas construídas pelo escritório Elaine Zanon & Claudia Machado Arquitetos Associados, a Casa Ram, localizada em Curitiba, Paraná, tem o objetivo de fazer que os moradores sintam que estão em constantes férias, sendo um local seguro para aliviar o estresse do dia a dia. “A moradia é um refúgio que proporciona qualidade de vida”, comenta a arquiteta Elaine Zanon.
A residência de 793,48 m² foi desenvolvida a partir do formato em "U". A fachada possui linhas contemporâneas marcadas por volumes simétricos salientados pelo material limestone e pelos vãos obtidos pelas esquadrias com vidros verdes, que realçam a pedra natural. O pergolado em concreto na cor branca sobre a porta marca o acesso principal.
Da porta principal já é possível ver a escada, grande escultura da construção, que dá acesso ao pavimento superior e ao jardim ao fundo. Auxiliando essa composição há o pé-direito duplo, disposto simetricamente nas laterais da escada, o que remete a uma sensação de amplitude. À direita de quem entra na residência, está a área social e à esquerda, a área de lazer. “O cliente queria algo muito descontraído e alegre para o espaço da família, por isso, o projeto de interiores foi desenvolvido com este propósito”, completa.
O espaço gourmet é uma extensa área com um balcão amplo e várias mesas, preparado para receber um grande número de pessoas. Sua vista se estende a piscina e ao SPA vedado por vidro, que adquire um caráter lúdico à noite.
A arquiteta relata que para o design de interiores se inspirou em obras de grandes artistas, como as de Mondrian e a poltrona Donna 1969, de Gaetano Pesce. “Essa poltrona foi revestida de stretch vermelho-cereja e se destaca na composição interna, quebrando a sobriedade e preservando o conforto e a elegância presentes no projeto”.
A cor amarela foi trabalhada na cozinha, para criar um clima de alegria nas refeições familiares. O espaço kids reflete a inspiração na obra de Mondrian. Na suíte do casal as paredes receberam papel prateado e espelho. A cabeceira da cama de couro na cor branca compõe harmoniosamente com o tapete de fio de seda.
“A concepção do partido arquitetônico passa por todas as etapas da obra. Desde o dimensionamento dos espaços, a escolha dos acabamentos, o paisagismo, o detalhamento dos ambientes internos, até a produção personalizada dos ambientes. O resultado é uma obra com unidade de conceito e estilo”, finaliza Elaine.
Escritório
Termos mais buscados