Logo Construmarket
Banner

Casa Ocean Side

Casa Ocean Side
Cubos, volumes, pérgolas e brises trazem personalidade à Casa Ocean Side, projetada pelo escritório Vitório Ecker Arquitetura. Imagens: Márcio Torrez
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side
Casa Ocean Side

Geometria em harmonia

Texto: Ana Marquez

Formas geométricas caracterizam o projeto arquitetônico da Casa Ocean Side, projetada pelo escritório gaúcho Vitório Ecker Arquitetura. Localizada na cidade de Torres (RS), a residência segue o estilo casa de lazer. "Buscamos obter harmonia com o entorno e explorar as visuais e a posição solar que o lote propicia”, comenta o arquiteto Vitório Ecker.

Arquitetura geométrica

“Os proprietários queriam um projeto com arquitetura contemporânea e ambientes integrados e que seguisse o conceito de uma casa de veraneio. Também pediram que a Casa Ocean Side se destacasse das demais e aparentasse ser maior do que realmente é”, relata o arquiteto. A residência conta com 280 m² de área construída, quatro suítes e living com três ambientes.

Entre as formas geométricas que se destacam no projeto está o cubo branco, que marca a sala de estar com pé-direito duplo e arestas oblíquas que formam seu interior. Esse cubo é preenchido pelo brise, cuja função é barrar o sol da tarde, e pela lareira revestida em pedra Miracema – granito em forma bruta.

Sobressai também o volume amadeirado que serve para marcar a entrada da Casa Ocean Side e abrigar o terraço da suíte master. A pérgola que cobre o terraço desta suíte e o beiral que avança sobre uma das suítes do fundo têm cor vermelha, que dá dar vida e personalidade à residência.

Por fim, o volume da escada, revestido com o mesmo amadeirado que marca a entrada, passa a sensação de estar abrigando a origem do cubo branco.

Aplicação dos materiais

De acordo com o arquiteto, a inspiração veio da arquitetura das casas de Punta del Este, utilizando elementos como planta aberta, pergolados, pé-direito duplo, brises horizontais, muita cor branca e materiais como vidro e madeira. “Os toques de vermelho dão ‘tempero’ ao projeto e personalidade para a residência, chamando atenção e tornando-a única”, completa.

As fachadas foram revestidas, em sua maioria, por reboco, texturas e pinturas simples, exceto pelas áreas amadeiradas e volumes com pedra natural. Na escolha dos materiais, o arquiteto procurou optou por aqueles que dão menos manutenção possível.

Os volumes parecem ter sido desenvolvidos de forma separada e somente montados e encaixados no local. “A Casa Ocean Side tem personalidade própria, com arquitetura forte e impactante”, enaltece Ecker.

Projeto de interiores

No projeto de interiores, o escritório procurou seguir uma arquitetura contemporânea com linhas retas e o máximo de integração, lembrando conceitos de Niemeyer e Corbusier. A planta é totalmente livre na parte social, com tudo integrado.

O pé-direito duplo na sala de estar contribui para o conforto térmico. Brises horizontais em alumínio foram instalados na fachada norte, para diminuir a incidência direta de sol e trazer privacidade. A sala de jantar está localizada no centro da casa, ligando-se à sala de estar e à cozinha. “Em dias mais quentes, esta área serve de varanda, e os moradores da Casa Ocean Side podem fazer suas refeições junto ao deck e à piscina”, finaliza.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área do terreno: 540 m²
  • Área construída: 279 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados