Cercada por vales e montanhas da região do Algarve, ao Sul do Portugal, a Casa em Messines está localizada em uma vila portuguesa muito antiga, a São Bartolomeu de Messines. Seus moradores têm o privilégio de tirar proveito de todo o extenso cenário verde que abraça a residência.
A morada foi erguida sobre uma edificação já existente, porém em ruínas, seguindo projeto arquitetônico do escritório Vítor Vilhena Arquitectura. Com 300 m² de área construída, ela apresenta boa orientação leste e oeste. Ademais, os grandes vãos, que se abrem por completo, permitiram a entrada de iluminação e ventilação naturais para o interior dos ambientes.
Diante de algumas restrições burocráticas de implantação, os arquitetos optaram por estender uma estrutura longitudinal em direção ao sul. A fachada posterior parece flutuar quando o volume se inclina para norte.
“O fato de que já havia uma construção foi a única razão pela qual fomos capazes de inserir a residência neste lugar pitoresco”, conta o arquiteto Vítor Vilhena.
No interior da casa, espaços amplos priorizaram a fluidez e a harmonia na área social, que é composta pelas salas de estar, jantar e cozinha. Essa integração não se estende ao bloco social – onde estão os dormitórios e a entrada de serviços –, limitando o acesso e proporcionando privacidade.
Os arquitetos respeitaram a paisagem do entorno e, para não interferir na vista, a piscina foi inserida na cobertura em um volume que não tem contato com o chão e está completamente suspenso. Essa configuração permitiu que o acesso à cobertura fosse realizado como uma segunda área social da casa, privilegiando uma vista de 360° de tirar o fôlego, mesmo dentro da piscina.
Veja outras belíssimas residências na Galeria da Arquitetura:
Casa M4, por Zooco Estudio
PA House, por Studio Guilherme Torres
Casa C+C, por studio mk27
Escritório
Termos mais buscados