Logo Construmarket
Banner

Casa 3x4

Casa 3x4
Em Itapirubá (SC), o arquiteto Victor Piza projetou a Casa 3x4, uma proposta que reflete a busca dos proprietários por uma habitação compacta, acessível e que abraça a conexão entre interior e exterior. Imagens: Mariana Boro
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4
Casa 3x4

Inovação compacta no litoral

Texto: Naíza Ximenes

Em Itapirubá, um município litorâneo de Santa Catarina, os arquitetos Victor Piza e Heitor Tonissi projetaram a Casa 3x4, um projeto que reflete a busca dos proprietários por uma habitação compacta, acessível e com forte conexão entre interior e exterior.

Para contornar os desafios meteorológicos da região, que possui clima chuvoso e muito úmido, o arquiteto apostou na construção de um embasamento de concreto, elevado meio metro acima do solo — uma escolha estratégica, que proporciona uma base sólida e resistente às intempéries.

Eficiência espacial

Uma vez dentro da morada, a Casa 3x4 se apresenta como um grande exemplo de eficiência, organizada em nove retângulos de três por quatro metros. Três destes blocos abrigam os quartos e banheiros, garantindo privacidade e tranquilidade aos ocupantes. Já a cozinha e a sala de estar ocupam o coração da residência.

foto de uma sala de estar com paredes de vidro de correr. As portas estão abertas e no centro há um pequeno sofá cinza, com uma cadeira de madeira ao lado. A sala é contornada por varandas sob beirais><span height= Toda a estrutura da casa é contornada por uma varanda que oferece maior integração entre interior e exterior 


Um elemento central do design é a integração perfeita entre os espaços internos e a varanda. Amplas portas de vidro de correr com caixilho preto permitem que a sala de estar e a cozinha se abram para a área externa, proporcionando vistas deslumbrantes e uma sensação de expansão.

A cobertura de duas águas com telhas sanduíche, por sua vez, criou terraços sombreados ao redor da casa, proporcionando áreas de relaxamento ao ar livre. As aberturas estrategicamente posicionadas permitem o controle preciso da ventilação, garantindo conforto térmico em todas as estações.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

O estilo arquitetônico da morada é definido pela contemporaneidade e sofisticação. As paredes externas ganharam revestimentos com telha metálica ondulada, estratégia que, além de conferir um visual moderno e elegante, ainda contribui para o conforto térmico da residência, refletindo os raios solares e dissipando o calor.

A área interna, por sua vez, é definida por um extenso piso cimentício — sem separações visuais, e, portanto, sem a delimitação de cômodos ou ambientes. A frieza do material cinza é compensada pela grande quantidade de elementos do mobiliário em madeira, que dão um toque mais aconchegante ao conceito.

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2021
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área do terreno: 375 m²
  • Área construída: 158 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados