Uma arquitetura que se destaca harmoniosamente com a paisagem. Foi a partir dessa premissa que o escritório Veridiana Peres Arquitetura concebeu a Residência dos Álamos – morada com estilo modernista localizada num terreno de mais de 2 mil m² em Campinas (SP). Entre os caminhos verdes criados pelo paisagista Alexandre Galhego, pedra e madeira reforçam a integração da casa com a natureza ao redor.
Trouxemos certa contemporaneidade brutalista ao usarmos pedra e textura terracor nas fachadas Veridiana PeresA ideia de que o projeto arquitetônico e a paisagem deveriam ter a mesma relevância veio dos próprios moradores. Segundo a arquiteta Veridiana, a inspiração partiu da arquitetura modernista que utiliza materiais naturais como revestimento. “Trouxemos certa contemporaneidade brutalista ao usarmos pedra e textura terracor nas fachadas”, esclarece.
Os proprietários também queriam uma casa ampla e funcional, sem espaços ociosos. Com quase mil m² de área construída, a Residência dos Álamos possui ambientes integrados, sobretudo a parte central da planta, onde estar/jantar e varanda trocaram grandes paredes por caixilhos de vidro.
“Construímos uma casa ‘transparente’, de modo que todos os espaços podem ser compreendidos de uma só vez”, afirma a arquiteta. A transparência do volume ainda permite que os moradores sintam-se mais perto da natureza mesmo dentro de casa.
Segundo Veridiana, o lote onde encontra-se a Residência dos Álamos tinha uma declividade de 10 metros. Com a necessidade de manter a área social numa altura que favorecesse a vista para a área de preservação (localizada logo atrás do lote), a casa ergue-se sobre o terreno.
Isso resultou em três pavimentos. O primeiro deles acomoda garagem, áreas destinadas a serviços e um grande campo a céu aberto, que serve como um local para relaxar com direito a pomar, horta, fireplace etc. “Criamos áreas de vivência, salas externas, pergolados e caminhos para se aproveitar cada pedaço deste jardim”, detalha o paisagista Alexandre Galhego.
Já o segundo piso distribui todos os ambientes sociais e de lazer, enquanto o terceiro andar dispõe a parte íntima da residência.
Veridiana explica que o mesmo conceito da arquitetura foi adotado no projeto de interiores da Residência dos Álamos. “Sem perder a sofisticação, lançamos mão de um mobiliário rústico misturado ao contemporâneo”, ressalta a arquiteta, referindo-se à maioria dos móveis serem executados em madeira.
Sem fugir do contemporâneo, o projeto luminotécnico mescla o uso de iluminação funcional e indireta. Lâmpadas de LED e automatização conferem quesitos sustentáveis ao projeto, que ainda conta com irrigação a partir de águas de reúso.
Escritório
Termos mais buscados