Logo Construmarket
Banner

Casa em Salto de Pirapora

Casa em Salto de Pirapora
A Casa em Salto de Pirapora foi planejada com grandes aberturas e ambientes voltados para extensa vegetação local. Iluminação e ventilação naturais também foram bastante explorados pela equipe do Vereda Arquitetos. Imagens: André Scarpa
Casa em Salto de Pirapora
Casa em Salto de Pirapora
Casa em Salto de Pirapora
Casa em Salto de Pirapora
Casa em Salto de Pirapora
Casa em Salto de Pirapora
Casa em Salto de Pirapora

Aberta à natureza

Texto: Vitória Oliveira

A 25 km de Sorocaba, interior de São Paulo, está a Casa em Salto de Pirapora – que levou esse nome devido a sua localização. O terreno de 1.000 m² tem um aclive de 8 m e olha para uma pequena reserva legal que margeia um córrego.

O projeto se estrutura a partir de três volumes com níveis variados de acordo com a topografia. Ele está dividido em três áreas bem definidas: área de serviço (cozinha e lavanderia), área social (salas de estar e jantar) e a área íntima (dormitórios). A área da cozinha é integrada com a sala de estar. Foi proposta uma distribuição aberta e flexível com poucos corredores.

O posicionamento destes volumes no terreno conforma o espaço principal da casa: o vazio da sala de estar e jantar. Esse espaço permite uma fluidez total no sentido do aclive não seccionando o terreno entre frente e fundos. Uma arquibancada de concreto estabelece essa relação entre as áreas livres do terreno e os diversos níveis do projeto, possibilitando usos múltiplos que desfrutam ao máximo destas vistas para a reserva.

A rusticidade tomou conta dos ambientes internos Foto: André Scarpa 

Materiais em evidência

Uma cobertura de concreto apoiada em quatro pilares cobre esse conjunto produzindo ambiências diferentes a partir dos pés-direitos de cada um dos usos. Essa cobertura foi concretada a partir de formas de painéis pré-moldados e sua forma regular – um retângulo de 14 m x 10,4 m – não coincide com os perímetros dos demais blocos produzindo áreas cobertas abertas, varandas e jardins internos.

As lajes dos três volumes de alvenaria são jardins que estão ora dentro ora fora dos perímetros fechados da casa. A cobertura principal também possui é uma laje-jardim completamente livre das infraestruturas como caixas d´água e placas solares, que estão localizadas no fundo do terreno aproveitando seu desnível.

A ventilação cruzada foi priorizada, com grandes janelas voltadas para o exterior. Além disso, possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência.

Toda a casa foi projetada para obter maior economia de energia, iluminando os espaços interiores através da luz natural que vem das grandes aberturas.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2017
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área do terreno: 1.089 m²
  • Área construída: 220 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados