A Casa sem dono nº 01 faz jus ao seu nome. Projetada pelo escritório paulistano Vão, ela foi construída para um cliente que adquiriu três terrenos contíguos na cidade de Avaré (SP) com foco em investimento – esta foi a primeira das três moradas a ser edificada. Sem um dono específico, ganhou um programa flexível que visa a atender aos mais diversos perfis familiares.
O projeto foi desenvolvido de forma térrea e com seu percurso voltado para o interior, oscilando entre espaços abertos e fechados. Jogos de luz natural e reflexos entram por meio de uma claraboia e se alternam conforme a passagem do dia, trazendo desenhos diferentes para o interior.
Na fachada, a casa se apresenta como um jogo de encaixe esculpido na massa de concreto, e uma parede inclinada direciona o olhar de quem passa por ali para o início do percurso.
Como a legislação municipal não obriga o uso de recuos, os arquitetos buscaram ocupar toda a largura do terreno e, assim, aproveitar melhor as áreas externas.
Por causa do declive transversal de 60 centímetros, o projeto passou a ser setorizado em duas áreas. O primeiro nível fica na lateral esquerda e abriga as áreas sociais e de serviço, que chegam até a entrada. O segundo, situado depois da escada, compreende os ambientes privados, como os dormitórios.
Ao entrar na residência é possível perceber o pé-direito mais baixo, nivelado ao volume de concreto aparente. Espaços como sala de jantar, sala de estar e cozinha estão localizados no centro do programa, ao lado do pátio envidraçado, que acomoda o jardim interno possui piso rebaixado revestido com ladrilhos hidráulicos – elemento de destaque na decoração da casa. Além disso, este ambiente é coberto por uma pérgola de elementos vazados.
Para facilitar a montagem e economizar nos materiais, essa pérgola foi pré-fabricada no canteiro. A inspiração veio dos estudos de Rino Levi, importante arquiteto brasileiro que representou a escola paulista de arquitetura moderna. Levi utilizava elementos pré-fabricados de concreto nas casas com a intenção de criar entradas de luz em meio a laje.
O trajeto do espaço de convivência para os ambientes íntimos acontece por meio do jardim iluminado pelos triângulos de luz natural, onde um banco convida os moradores a se sentar e a relaxar.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados