Após ficar viúva, dona Jeanette, uma simpática senhora de 80 anos, percebeu que sua cobertura era grande demais para viver sozinha. A decisão de se mudar para uma área mais central da cidade – e mais perto da família – trouxe junto do apartamento recém-adquirido a necessidade de uma reforma, assinada pelo escritório Urbanode Arquitetura.
Projetar para uma cliente da melhor idade se mostrou uma rica e proveitosa experiência para a equipe, que foi surpreendida pelo seu posicionamento flexível e aberto a sugestões.
A fim de ganhar integração e receber mais ventilação e iluminação naturais no imóvel de planta antiga, a parede que separava a sala e a cozinha foi retirada. O parquet foi recuperado, recebendo cobertura de verniz fosco. Além disso, todas as esquadrias e acabamentos de piso foram substituídos.
O generoso contrapiso garantiu mais flexibilidade na hora de propor modificações, permitindo a passagem de tubulação e mudança na posição das instalações de áreas mais rígidas, como as áreas molhadas.
Para os acabamentos, a moradora pediu tons claros. O mármore Paraná está presente no banheiro e na cozinha. No mesmo ambiente, pastilhas revestem as paredes e seguem para a área de serviço, diferindo apenas nas cores.
A mescla de uma intervenção de estilo contemporâneo com o mobiliário vintage é o charme do projeto. Para os arquitetos, um dos maiores desafios foi dizer que alguns móveis bastante antigos da cliente não se encaixariam na proposta. Depois de conversas amigáveis e produtivas, foi possível manter os itens qualidade em termos de design e de maior apego emocional para dona Jeanette.
Além da marcenaria fixa, a mesa de bordado e o móvel da televisão foram desenhados pelo escritório. Rica em detalhes e muitas lembranças, a decoração ficou por conta de souvenirs, porta-retratos e pequenos adornos que contam histórias.
Escritório
Termos mais buscados