No litoral Sul de Alagoas, uma antiga fazenda de cocos à beira mar foi a localização escolhida para abrigar o novo projeto do escritório paulistano UNA barbara e valentim. Conhecida como Reserva Pituba, a região pode ser facilmente eleita como um dos paraísos alagoanos. Não à toa, os arquitetos desenvolveram o programa e o desenho do conjunto com um objetivo central: a contemplação da bela paisagem. Com uma inserção delicada no terreno e volumes discretos, a ideia era preservar o máximo de árvores e tornar a natureza protagonista.
A construção não demanda extravagâncias. Materiais simples, integração entre interior e exterior, além de iluminação e ventilação naturais são capazes de traduzir muito bem a proposta. No clube de praia a grande varanda é margeada por piscinas que se juntariam se não fosse a extensa passarela de madeira laminada, que cruza o volume de concreto e expande as áreas em direção ao mar, interligando os acessos entre a faixa de areia e o condomínio.
Alguns ambientes são definidos por planos de elementos vazados, como as paredes de cerâmica desenhadas pelo Estúdio Campana especialmente para o projeto. Ainda no mesmo bloco, uma laje jardim valoriza o coqueiral preservado em sua horizontalidade e torna a construção quase que invisível para os visitantes que estão na praia. Já para os que desejam dar um tempo da água salgada, o complexo de piscinas oferece raia para treino, área infantil, prainha e duchas.
Associados ao clube, há seis bangalôs implantados entre a praia e a mata da encosta. Com estrutura laminada de madeira, cobertura plana e grandes beiras, eles têm algumas variações na posição dos terraços – ora projetados sobre o lote, ora estendidos paralelamente às curvas de nível. Os delicados módulos soltos e elevados em relação ao terreno enaltecem vistas desimpedidas do mar.
Escritório
Termos mais buscados