O projeto arquitetônico da Casa em Cotia, assinado pelo time de profissionais do escritório Una Arquitetos, atende ao programa solicitado pelos moradores e à sua principal exigência: estabelecer a relação da família com a arquitetura, de forma que todos os seus membros se sintam acolhidos em seu novo lar.
Com uma construção em corte e uma cobertura em jardim, a residência se acomoda de forma sutil no terreno de 2.600 m² em que está localizada, no munícipio de Cotia (SP).
De acordo com os arquitetos Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara e Fernando Viégas, a densa arborização deste amplo lote de esquina trouxe muito charme ao projeto e conferiu privacidade aos moradores, não só visual, mas também sonora, pois a abertura ficou voltada para a uma pequena mata, limitando o acesso para qualquer tipo de perturbação.
Um dos principais desafios enfrentados pelos arquitetos foi acomodar o volume da residência respeitando a geografia do terreno e evitando intervir diretamente na paisagem. Foi preciso estudar e realizar uma construção em corte, com quatro patamares levantados a partir de três muros de arrimo paralelos.
O modo como a planta foi desenhada permitiu integração entre todos os ambientes internos e externos, que se alternam, se dobram e se completam com vegetação e água. A cobertura da residência é plana e atua como um jardim. Ela quase toca a parte mais alta do lote, auxiliando o acesso para a sua extensão de 45 m, onde se encontra um local livre, verde e que abriga todos ao ar livre.
Todo o programa da casa – que tem ao todo 400 m² de área construída – foi inserido em blocos de estrutura de concreto, nos quais panos de vidros são os responsáveis pela conexão dos ambientes com o exterior, permitindo também a entrada abundante de iluminação natural.
O modo como os pavimentos foram separados no lote criou planos com ambientes de diversas alturas, dando a sensação de movimento pelo sítio. “É como uma casa em rampas, como as do arquiteto Vilanova Artigas, que permite a continuidade dos passeios”, comparam os arquitetos.
O acesso para a Casa em Cotia é feito pela parte baixa do lote. A entrada é marcada pela sombra gerada pelo volume dos dormitórios. O primeiro lance conduz à sala de estar e à cozinha, marcada por um pé-direito maior. Um detalhe interessante é que a rampa que leva para esse setor é uma ponte sobre a água. Já no segundo lance, há outra rampa, porém metálica, que liga os quartos com a biblioteca particular dos proprietários. Nessa área, uma leve inflexão garante melhor insolação e proteção para esses ambientes.
Veja mais casas com telhado verde na Galeria da Arquitetura:
Casa Plana, por studio mk27
Escritório
Termos mais buscados