Em um lote comprido e estreito, medindo cerca de 3 x 9 metros, é que se encontra a Old Market Library. A pequena biblioteca – que atende crianças de um bairro carente de Bancoque, capital da Tailândia – passou por alguns desafios até cair nas mãos dos arquitetos do TYIN tegnestue Architects. Conhecido por desenvolver projetos arquitetônicos em áreas subdesenvolvidas, o escritório norueguês, tinha a missão de renovar o edifício, deixando-o confortável para os usuários e atrativo para quem passa pela rua. Tudo isso sem fugir do principal problema que afeta a região: as inundações. Apesar das dificuldades, as boas iniciativas sustentáveis e a colaboração do CASE Studio Architects foram suficientes para tornar o edifício bonito e eficiente.
A Old Market Library encontrava-se em um lote ao lado do canal que rodeia o bairro de Min Buri. No entanto, após um incêndio ocorrido nos anos 90, a biblioteca teve de ser levada para um terreno próximo dali, onde funcionava um antigo mercado.
Além de restaurar o telhado e as paredes que estavam deterioradas, os arquitetos tiveram de pensar em alguma maneira de o espaço enfrentar as frequentes enchentes da região. Segundo eles, nos períodos chuvosos, a água pode atingir até 50 cm acima do nível do piso. Então, a saída foi a elevar alguns elementos acima dessa margem. Por isso, tanto as caixas de madeira (usadas para acomodar os livros) quanto o tablado (que serve de banco) foram suspensos a uma determinada altura. Em um eventual alagamento, não entrariam em contato com a água. Portanto, isso garantiu que o espaço seja utilizado durante e após o período da inundação.
Os arquitetos ainda criaram áreas arejadas e uma série de níveis, para diferentes estágios de enchentes, como a escada de concreto logo na entrada e os degraus que dividem os ambientes.
Ao longo do terreno, a biblioteca segue dividida em duas zonas. À esquerda, os visitantes são levados a uma sala de leitura e de lá para um pátio que funciona como um quintal. Para proteger a área do sol escaldante, foram instaladas pérgolas de madeira, que também embelezam o espaço. À direita da sala principal, uma pequena escada de madeira permite o acesso a um mezanino, onde encontra-se uma sala de estudo.
Todas essas salas possuem estantes feitas com os caixotes de madeira remanescentes de um antigo projeto do CASE Studio Architects. Eles foram pintados com cores coloridas e iluminados com luminárias.
Além do reaproveitamento dos caixotes, o revestimento interno da Old Market Library foi montado utilizando pedaços de madeira velhos e danificados. Essas peças foram encontradas com a ajuda dos próprios habitantes nas imediações do bairro.
Já a estrutura da edificação exigiu uma madeira de melhor qualidade, para suportar, por exemplo, o peso das vigas do telhado. De acordo com os arquitetos, o material foi comprado em um comércio local, justamente para estimular a economia da região.
Escritório
Termos mais buscados