Na cidade norueguesa de Trondheim, certo volume constrastante surge conectado a uma residência, cujos traços revelam sua construção datada de 1950. Quando os moradores – um casal com dois filhos pequenos – contrataram o TYIN tegnestue Architects, o desejo era desfrutar de novos ambientes para o convívio familiar. A partir disso, a equipe do escritório concebeu o Arne Garborgsei 18, uma extensão da casa que quebra a monotonia das edificações existentes devido ao formato curioso e aos diferentes materiais de acabamento. Na concepção dos arquitetos responsáveis pelo projeto arquitetônico, Andreas G. Gjertsen e Yashar Hanstad, criou-se um espaço descontraído que respeita a remota residência.
Segundo os profissionais, a ideia era manter as características da morada existente e, ao mesmo tempo, destacar o anexo. A opção, então, foi revestir a fachada com a madeira de pinho norueguês – mesmo material utilizado em outro projeto do escritório, chamado Naust Paa Aure. Gjertsen e Hanstad também elaboraram um desenho irregular que abre mão do espaço térreo para maximizar os andares de cima, onde estão os ambientes de convivência.
Além das pequenas aberturas, as amplas janelas voltadas para a rua reforçam a ruptura com a aparência das tradicionais casas norueguesas. Sem contar a altura e a inclinação do teto, que foge da uniformidade típica das propriedades construídas na área durante os anos 1950 e 1960. Para os arquitetos, mesmo com o passar do tempo, será evidente que os dois volumes foram concebidos em períodos diferentes.
Um recuo marca a entrada do Arne Garborgsei 18. De um lado, ele conduz a um corredor flanqueado por dois ambientes de serviço (casa de banho e lavanderia); do outro, se conecta ao coração da casa existente.
Mas é no piso de cima que está o grande difencial do anexo. Ali, a nova sala multiúso possui pé-direito alto, que permite a instalação de um mezanino equipado com guarda-corpo de vidro. Esse espaço cumpre uma das solicitações dos proprietários que era, justamente, proporcionar um local para os filhos brincarem dentro de casa.
E a proposta lúdica não para por aí. Uma estante montada ao longo da sala se une à escada que leva ao mezanino e também pode ser usada como assento. Como ela está aos pés de uma janela quadrada – instalada na parede frontal e de maneira inclinada –, os moradores têm diversas percepções da rua.
Revestindo o interior do anexo, os painéis de contraplacado de bétula norueguesa são cortados em diferentes tamanhos, deixando à mostra juntas e parafusos.
Escritório
Termos mais buscados