Instalado na principal via comercial do centro carioca, o edifício corporativo RB12 é destaque pela grandiosa fachada bioclimática após passar por um retrofit. “Esse prédio, o primeiro com projeto baseado na geração de energia do país – por meio de painel solar e pilha combustível –, tem uma fachada inovadora composta por um jogo de vidros com brilho diamantado em zigue-zague. Além disso, conta com paisagismo suspenso”, destaca a equipe do escritório franco-brasileiro Triptyque.
O prédio é o primeiro empreendimento corporativo brasileiro a instalar painéis fotovoltaicos em sua fachada para produzir energia de maneira totalmente sustentável. “O RB12 traz um conceito inovador de sustentabilidade. Segue tendência mundial do retrofit, que consiste na adaptação e melhoria de edifícios antigos para que eles atinjam um padrão sustentável”, explicam os profissionais.
A gestão do consumo de água, o conforto térmico, a utilização da pilha combustível, a instalação dos painéis e o aproveitamento da luz natural são algumas das exigências ambientais que a edificação atende.
A equipe da Triptyque também ressalta as novas tecnologias utilizadas na projeção do edifício. “É a primeira vez no Brasil que células de hidrogênio transformam o gás de rua em eletricidade. Essa e outras soluções proporcionam economia aos compradores e mais visibilidade às empresas que ocupam o prédio”, destacam.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados