Logo Construmarket
Banner

Loft IV

Loft IV
O escritório treszerosete desenhou o Loft IV buscando refletir o estilo de vida do proprietário e projetar ambientes integrados e funcionais. Imagens: Ana Mello
Loft IV
Loft IV
Loft IV
Loft IV
Loft IV
Loft IV
Loft IV
Loft IV
Loft IV

Ambiente prático e flexível


Texto: Nathalia Lopes

Ao convidar o escritório treszerosete para desenhar o projeto de interiores de seu loft de 80 m², em São Paulo, o jovem proprietário comentou que desejava um imóvel que refletisse seu estilo de vida prático e flexível. Sem muitos objetos de decoração, revestimentos trabalhosos e soluções demoradas, os arquitetos criaram o Loft IV.

Segundo o arquiteto Caio Ferraz de Prado, todo o mobiliário foi feito sob medida – desde as mesas, estantes, aparadores até racks e sofá. “Isso permitiu que o design fosse totalmente detalhado para as necessidades do cliente”, conta.

Contudo, como o imóvel é alugado, o desenho foi feito de tal modo que todas as peças podem ser reaproveitadas caso o morador precise mudar de casa. “Os módulos do sofá junto ao banco de 2 metros, por exemplo, permitem a flexibilidade de usos em diferentes ocasiões”, explica Prado.

Programa

A parede com tijolos aparentes deu a principal diretriz para o projeto, indo ao encontro das ideias do cliente, que queria um design industrial. A partir dessa vertente foi tomada a decisão de deixar todos os dutos, iluminação e revestimentos aparentes. “Isso dita o estilo do apartamento, por isso acabamos usando a madeira para o deck e piso (elementos naturais)”, comenta o arquiteto. Entretanto, por outro lado, aparecem os móveis metálicos e com design claro, que apesar de ‘leves’, não brigam com o peso do concreto e tijolo.

No layout, por sua vez, a escolha foi por manter a integração, uma vez que o apartamento não continha paredes. “Foi dessa concepção que seguimos com o projeto, mantendo os pilares e vigas aparentes, bem como os tijolos”, completa Prado. Ao todo, o imóvel conta com living, TV e escritório, jantar, cozinha e lavandeira no piso térreo e a suíte com closet no mezanino.

A varanda permite total contemplação da cidade  Foto: Ana Mello

O primeiro acesso era marcado por um pequeno corredor inicialmente sem função. Contudo, os arquitetos desenharam para esse espaço uma estante que pudesse abrigar todos os objetos pessoais do morador e refletir sua personalidade. “Essa mesma estante avança abaixo da escada, e juntas (estante e escada), acabam por criar um espaço mais fechado para concentração e trabalho, como pedia o briefing do cliente.”

O pavimento inferior e o espaço comum foram desenvolvidos para acomodar as visitas, por isso o sofá além de ser espaçoso é flexível e modular. O conjunto conta também com um aparador de 2 metros de comprimento, que além de apoio serve como banco.

A varanda deveria ajudar nas reuniões, contendo mais cadeiras e mesinhas. A materialidade das paredes e da estrutura foi mantida sem acabamento, bem como os dutos de iluminação destacados pelos tijolos aparentes, conservando a atmosfera jovem e despojada desejada desde o início.

Veja outros lofts e studios na Galeria da Arquitetura:

Loft Masculino, do Korman Arquitetos

Studio Doze 5 Zero 5, do Debaixo do Bloco

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área construída: 80 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados